Durante vários anos, Jorge Andrade quis encenar a peça Lady Windermere’s Fan: A Play About a Good Woman, de Oscar Wilde – uma sátira ao moralismo vitoriano. Afinal, foi a primeira peça profissional que fez como ator. A peça é um clássico da dramaturgia ocidental que já foi encenada centenas de vezes e, de alguma forma, não queria acrescentar mais uma versão. Em 2013, depois de ouvir uma versão radiofónica da peça, Jorge pensou: e se, em vez de inventar uma versão totalmente nova, usasse apenas a versão que tinha acabado de ouvir? E se todas as personagens que ele não conseguia ver nessa versão estivessem todas vestidas como Lady Windermere? E se o texto fosse utilizado como banda sonora para o espetáculo? Um espetáculo em que os atores se movem de acordo com a musicalidade do que dizem, fazem lip-sync, atuam sobre a gravação, juntam-se para interpretar a mesma personagem, cantam e fazem coreografias? E, mais importante, e se ele convidasse o coreógrafo Miguel Pereira para participar?

Wilde é uma apropriação de Lady Windermere’s Fan, produzida pela BBC Radio 7. É um espetáculo em que os aspetos formais performativos adquirem uma liberdade progressiva à medida que a narrativa libertária se desenrola.

direção Jorge Andrade e Miguel Pereira a partir de Oscar Wilde com Carla Bolito / Cecília Matos Manuel, Joana Bárcia / Margarida Martins, Jorge Andrade, Miguel Pereira, Nuno Lucas, Tiago Barbosa e Valentina Parlato / Maria Matos cenografia José Capela figurinos José Capela, com execução de Eduarda Carepa luz Daniel Worm d’Assumpção banda sonora Jari Marjamäki fotografia de cena José Carlos Duarte produção Cátia Mateus (O Rumo do Fumo) e Manuel Poças (mala voadora) coprodução mala voadora, O Rumo do Fumo, Culturgest e Teatro Viriato residências Fórum Dança, alkantara e Negócio (ZDB) apoio Fundação Oriente

datasdates

22 a 23 de março 2013 ‧ Culturgest (Lisboa)

27 de março 2013 ‧ Teatro Aveirense (Aveiro)

6 de abril 2013 ‧ Teatro Viriato (Viseu)

24 de maio 2013 ‧ Theatro Circo (Braga)

29 e 30 de março 2019 ‧ Théâtre National du Luxembourg (Luxemburgo)

11 de maio 2019 ‧ Café-Teatro do Teatro Campo Alegre (Porto - no âmbito dos festivais DDD+FITEI)

20 e 21 de setembro 2024 ‧ ACT Shanghai International Theatre Festival (Xangai, China)