Com este trabalho, concluímos a nossa exploração do Purgatório de Dante, o cântico do meio da sua Divina Comédia. A Divina Comédia é um poema em que o autor, Durante Alighieri (Dante), relata uma visão onde viaja pelo Inferno, pelo Purgatório e pelo Paraíso. A nossa trilogia explora o Purgatório através de três óperas, interpretadas pelo mesmo conjunto em diferentes constelações e com diferentes instrumentos.
Nas duas primeiras partes, Dante esteve presente em cena quer como personagem, quer como autor. Em O Jardim do Éden, ele desaparece completamente. Em vez dele, sete músicos (violino, viola, dois violoncelos, sintetizador, guitarra eléctrica e ukulele elétrico) ocupam o centro do palco, apresentando e discutindo o Jardim do Éden de Dante e revelando as suas caraterísticas mais humanas – mesquinhez, entusiasmo, interesses pessoais e idiossincrasias.
Entre eles e o público, vários auscultadores de realidade virtual oferecem uma experiência imersiva em O Jardim do Éden. Estes auscultadores sem fios podem ser distribuídos entre os espectadores. As imagens de realidade virtual terão um tom severo e calmo, proporcionando um forte contraponto à discussão agitada e humanamente confusa no palco.
Musicalmente, uma voz de soprano tentará introduzir a discussão, mas os outros cantores interrompê-la-ão repetidamente, orientando a conversa para os seus próprios interesses. Tal como nas duas partes anteriores, a produção mistura sofisticação literária com humor. O estilo musical espirituoso e imprevisível de Matteo Fargion garante que o público é constantemente surpreendido e envolvido num estado de confusão lúdica.

texto e direção Andrea Spreafico composição musical Matteo Fargion com Francesca Fargion, Matteo Fargion, Björn Guo, Robert M Johanson, Martha MacBean, Stefan Penjin, Live Sunniva Smidt desenho de luz TBC desenho de som Tor Erik Erikssen cenografia Andrea Spreafico, Karen Eiden Bøen realidade virtual Cameron MacLeod produção Spreafico Eckly and Art & About coprodução Borealis Festival, Rosendal Teater apoio Arts Council Norway, Bergen Kommune, mala voadora

datasdates

8 a 18 de abril ‧ Campo Cultural de Campilhas