O programa ARTISTAS DOURO atribui, com base num concurso aberto, 5 bolsas a 5 artistas do Porto, com financiamento da Câmara Municipal do Porto.

Les Amours Imaginaires apresenta um processo de exploração de um imaginário cinematográfico dentro de uma relação amorosa entre três pessoas. A relação é específica e diz respeito à criadora e aos intérpretes do projecto. A partir de um arquivo videográfico, previamente realizado, a criadora e os intérpretes mostram cenas recriadas e exactas de filmes recorrendo à ficção como estratégia de sobrevivência emocional, de questionamento e de reinvenção de um presente em crise. Este gesto pressupõe não só activar uma memória estética e afectiva pelos filmes mencionados, mas também transformar os espaços reais em palcos de uma arqueologia emocional, onde se sobrepõem temporalidades e se reconfiguram narrativas. As cenas foram filmadas nos locais das obras originais, propondo instaurar um diálogo directo entre um passado cinematográfico e o presente performativo. Assim, o projecto provoca um espaço entre realidade e ficção, memória e invenção, onde o amor é explorado como linguagem cinematográfica e como experiência de resistência.

criação e texto Sofia Santos Silva apoio à criação em residência artística Stela intérpretes Luís Duarte Moreira, Tomás Eira e Sofia Santos Silva desenho de luz Teresa Antunes apoio A Piscina

datasdates

16 a 26 de fevereiro 2026 ‧ mala voadora Porto (residência)

27 e 28 de fevereiro + 1 de março 2026 ‧ mala voadora Porto (apresentações)