BERTIE é uma experiência VR para palco em que um grupo de pessoas se encontra num vídeo-jogo imersivo, concebido especificamente para este projeto. Atirados para o cenário apocalíptico de um online multiplayer game que está à beira de ser encerrado, os jogadores-performers usam os óculos de realidade virtual e avatares para navegar num território tecno-melancólico repleto de enormes pilhas de lixo digital e personagens abandonadas, enquanto lidam com noções de legado, orfandade e desperdício…
Temas: A era moldada pela tecno-elite, pelos algoritmos e a monitorização da big-tech, dataísmo, parcialidade na IA, desperdício digital, tecno-ansiedade, o digital e as novas formas de empatia, comunidades de gaming, espaço público, o neo-humano, os neuro trabalhadores.
BERTIE é uma experiência VR para palco em que um grupo de pessoas se encontra num vídeo-jogo imersivo, concebido especificamente para este projeto. Atirados para o cenário apocalíptico de um online multiplayer game que está à beira de ser encerrado, os jogadores-performers usam os óculos de realidade virtual e avatares para navegar num território tecno-melancólico repleto de enormes pilhas de lixo digital e personagens abandonadas, enquanto lidam com noções de legado, orfandade e desperdício…
Temas: A era moldada pela tecno-elite, pelos algoritmos e a monitorização da big-tech, dataísmo, parcialidade na IA, desperdício digital, tecno-ansiedade, o digital e as novas formas de empatia, comunidades de gaming, espaço público, o neo-humano, os neuro trabalhadores.
direção artística Rita Barbosa ‧ cocriação Maria Inês Marques, Rita Barbosa e Rui Lima ‧ ideia original Jorge Quintela, Rui Lima e Rita barbosa ‧ guião João Abreu, Maria Inês Marques e Rita Barbosa ‧ contribuições para a escrita Maria Leite ‧ tradução Luís Moreira ‧ performers June (João Abreu), Maria Leite e Catarina Campos Costa ‧ voz off Annie Kleinhesselink e Camila Kleinhes- selink Agante ‧ música e sonoplastia Rui Lima e Sérgio Martins ‧ designer de luz Cárin Geada ‧ screenography Kerr Holden ‧ apoio à cenografia e figurinos Pedro Azevedo ‧ coordenação e direção técnica VR Fábio da Silva Fernandes ‧ desenvolvimento e streaming VR Rita Maia e Rodrigo Torres ‧ modelação e animação 3D André Silva e César Castro ‧ equipa técnica vídeo, luz e som Francisco Campos e Bernardo Bourbon ‧ legendagem Patrícia Pimentel ‧ produção Belisa Branças ‧ gestão de projeto Pé de Cabra, Lda e el-Hey, Lda ‧ administração financeira António Selas ‧ apoio financeiro República Portuguesa | Direção-Geral das Artes, Criatório 2022, Fundo Cultural SPA-AGECOP, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação GDA ‧ coprodução Teatro Municipal do Porto Circuito – Serviço Educativo Braga Media Arts ‧ residência de coprodução O Espaço do Tempo; coprodução no âmbito do Programa de Residências Artísticas 22/23 CAMPUS Paulo Cunha e Silva ‧ apoios malavoadora, Palmilha Dentada, Casa Brava el-Hey ‧ agradecimentos António Selas, Rui Horta, Mauro Herrmínio, Marco da Silva Ferreira, José Capela, Filipe Agante, Sara Barbosa, Emília Lima, Jorge Lima, Buckley ‧
26 + 27 junho, 19:30 ‧ mala voadora (Porto)