A nova criação de Jonas&Lander é um espetáculo híbrido entre a dança e o concerto de música projetado para cinco bailarinos, uma fadista e três músicos. À semelhança da maioria das correntes musicais urbanas, como o samba ou o flamenco, também o fado teve danças próprias. Em Lisboa, a que conheceu maior expressão foi o Fado Batido, uma dança baseada num sapateado energético e virtuoso. Em Bate Fado, o duo de performers e coreógrafos propõe-se a reinterpretar e a recuperar o ato de bater (sapatear) o Fado, onde a dança emana da qualidade de instrumento de percussão em diálogo com a voz e com as guitarras. Bate Fado revela-se como o primeiro passo para o resgate da dança que o fado há muito perdeu.
direção artística e coreografia Jonas&Lander ‧ investigação Jonas, Lander Patrick ‧ interpretação Catarina Campos, Jonas, Lander Patrick, Lewis Seivwright e Melissa Sousa ‧ baixo Yami Aloelela ‧ viola Tiago Valentim ‧ 1ª guitarra portuguesa Acácio Barbosa ‧ 2ª guitarra portuguesa António Duarte Martins ‧ voz Jonas ‧ composição musical Jonas&Lander ‧ direção técnica e desenho de som Filipe Peres ‧ desenho de luz Rui Daniel ‧ cenografia Rita Torrão ‧ efeitos especiais Vítor Estudante ‧ figurinos e calçado Fábio Rocha de Carvalho e Jonas ‧ direção de produção e gestão Patrícia Soares ‧ apoio à coordenação Filipe Metelo ‧ produção executiva Inês Le Gué ‧ casa de produção Associação Cultural Sinistra ‧ coprodução Centro Cultural de Belém, Cine-Teatro Avenida, Teatro Académico Gil Vicente, Teatro Municipal do Porto e Theater Freiburg ‧ residência de coprodução O Espaço do Tempo ‧ apoio à criação Centro Cultural Olga Cadaval, Estúdios Victor Córdon / OPART, Mala Voadora, Pro.dança ‧ apoio à investigação Casa-Museu Leal da Câmara, LIPA - Laboratório de Investigação de Práticas Artísticas da Universidade de Coimbra e Museu Bordalo Pinheiro ‧ discografia Valentim de Carvalho ‧
Projeto apoiado pela República Portuguesa - Cultura I DGARTES – Direção-Geral das Artes
30 de março a 1 de abril + 16 e 17 de abril ‧ mala voadora