Arquivo Atlântico é um projeto de investigação e criação que propõe pensar a colonialidade a partir da elaboração de um arquivo – um conjunto de gestos, imagens e relatos que tem o potencial de informar e problematizar o presente. O projeto nasce da vontade de olhar para a história dos vários territórios banhados pelo Oceano Atlântico de modo a compreender as formas de ocupação, extração, hierarquização, exclusão e extermínio que marcam, ainda hoje, a experiência desses territórios e o legado colonial presente nas relações entre o Norte e o Sul Global. Para nós, o arquivo não é apenas uma evidência de um passado, mas um material generativo. Trabalhando com uma ampla gama de fontes – filmes, documentos oficiais, literatura, registros sonoros, narrativas orais – temos explorado como diferentes práticas criativas e composicionais podem resgatar a capacidade afetiva desses materiais e nos permitir desconstruir narrativas e visualidades que caracterizam um imaginário de matriz colonial.
O projeto tem-se desenvolvido sob diferentes formatos, entre eles uma série podcast que reúne exercícios narrativos e conversas, mostras de filmes e, mais recentemente, sob uma abordagem coreográfica na relação com os diferentes materiais, experimentando e questionando a sua dimensão performativa. A residência na mala voadora corresponde ao trabalho de criação da vertente coreográfica do projeto, onde estarão a desenvolver uma peça que estreará em outubro, incluída na programação da Materiais Diversos no Centro Cultural do Cartaxo.

investigação e criação Beatriz Cantinho e Túlio Rosa música/som Nuno Torres luz Renato Machado consultoria cenográfica José Capela financiamento Fundação GDA (PT), Fundação Calouste Gulbenkian parceiros Espaço do Tempo, Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas (Açores), Centro Cultural do Mindelo (Cabo Verde), Materiais Diversos e a colaboração da Hosek Contemporary (DE).

datasdates

15 a 21 de agosto ‧ mala voadora