A mala voadora tem vindo a desenvolver algumas relações artísticas e institucionais com a China. No âmbito desse eixo programático (que terá outros desenvolvimentos em breve), convidámos Maria João Vicente – cúmplice da mala voadora desde sempre – para encenar uma peça de teatro com a qual tem vindo a trabalhar, agora com vista a uma versão radiofónica. Sobre o projeto, a Maria João explica-nos:
Rinoceronte Apaixonado, de Liao Yimei, é uma história de amor na linhagem das grandes histórias de amor trágico do teatro chinês, como A Câmara Ocidental, de Kuang Han-King, ou o Pavilhão das Peónias, de T’ang Hsien-tsu. A ação situa-se na passagem de ano do século XX para o XXI, numa cidade chinesa. O tímido Ma Lu, um tratador de rinocerontes, apaixona-se e está disposto a enfrentar qualquer obstáculo para conquistar o coração de Ming Ming. Com humor, lirismo e canções, que ampliam a expressão dos afetos e dos conflitos internos das personagens, num mundo consumista em acelerada transformação, Rinoceronte Apaixonado prova-nos que o amor pode ser, ainda, um ato de resistência.
direção Maria João Vicente ‧ tradução Constança Carvalho Homem ‧ canções Sara Belo ‧ com Bruno Bernardo, Cirila Bossuet, Duarte Romão, Joana Bernardo, João Cachola, Matilde Cancelliere e Vicente Wallenstein ‧ som João Dias ‧ produção Cláudia Teixeira ‧ A mala voadora é uma estrutura financiada por Governo de Portugal / Direção Geral das Artes ‧
