A mala voadora tem vindo a desenvolver algumas relações artísticas e institucionais com a China. No âmbito desse eixo programático (que terá outros desenvolvimentos em breve), convidámos Maria João Vicente – cúmplice da mala voadora desde sempre – para encenar uma peça de teatro com a qual tem vindo a trabalhar, agora com vista a uma versão radiofónica. Sobre o projeto, a Maria João explica-nos:

Rinoceronte Apaixonado, de Liao Yimei, é uma história de amor na linhagem das grandes histórias de amor trágico do teatro chinês, como A Câmara Ocidental, de Kuang Han-King, ou o Pavilhão das Peónias, de T’ang Hsien-tsu. A ação situa-se na passagem de ano do século XX para o XXI, numa cidade chinesa. O tímido Ma Lu, um tratador de rinocerontes, apaixona-se e está disposto a enfrentar qualquer obstáculo para conquistar o coração de Ming Ming. Com humor, lirismo e canções, que ampliam a expressão dos afetos e dos conflitos internos das personagens, num mundo consumista em acelerada transformação, Rinoceronte Apaixonado prova-nos que o amor pode ser, ainda, um ato de resistência.

direção Maria João Vicente tradução Constança Carvalho Homem canções Sara Belo com Bruno Bernardo, Cirila Bossuet, Duarte Romão, Joana Bernardo, João Cachola, Matilde Cancelliere e Vicente Wallenstein som João Dias produção Cláudia TeixeiraA mala voadora é uma estrutura financiada por Governo de Portugal / Direção Geral das Artes