Queer Porto 1 2015
07 a 10 outubro . Queer Porto 1 . mala voadora.porto
5 outubro (17h30) . espetáculo Velvet N'Goldmine de Flávio Leihan . mala voadora (Queer Porto 2)
VELVET N' GOLDMINE é uma composição coreográfica construída como um solo de uma guitarra, é a trilogia de um corpo andrógino em prol da construção de um universo cada vez mais próximo de um clímax social, uma espécie de pós-apocalipse. Propõe uma nova abordagem sobre a identidade do corpo andrógino. Corpo andrógino universal.
6-7 outubro (17h30) . competição In My Shorts . mala voadora (Queer Porto 2)
O IN MY SHORTS é a segunda secção competitiva do Queer Porto 2, dedicada a curtas-metragens realizadas no contexto curricular de escolas de cinema e audiovisual da região norte do país ou de artistas sediados na região norte, com menos de 30 anos. O Júri da Competição Oficial ficará responsável também pela escolha do Melhor Filme da Competição “In My Shorts”.
5-9 outubro (16h30-20h30) . meeting point . mala voadora (Queer Porto 2)
Durante a segunda edição do Queer Porto - Festival Internacional de Cinema Queer, a malavoadora.porto, para além de acolher a master class, sessões de curtas e performances, será o Meeting Point do Festival. De 5 a 9 de outubro, das 16h30 às 20h30, a Sala G (garagem) será o lugar onde pode viver o ambiente do Festival e ficar a conhecer os membros da equipa, convidados oficiais e outros amigos do evento.
7 outubro (11h) . masterclass New Queer Cinema com Tom Kalin e Cheryl Dunye . mala voadora (Queer Porto 2)
Dois dos nomes mais emblemáticos do movimento do New Queer Cinema que eclodiu nos EUA em inícios dos anos 1990, Cheryl Dunye e Tom Kalin estão no Queer Porto 2 para falarem não apenas da sua experiência na realização de The Watermelon Woman e Swoon, respetivamente, mas deste importante movimento artístico e da sua experiência nesses anos.
9 outubro (17h30) . sessão Normcore Narratives . mala voadora (Queer Porto 2)
O termo normcore, inicialmente utilizado para descrever uma subcultura baseada na apropriação artificial, consciente, das coisas banais e em uso comum, foi reformulado em 2013 pelo grupo de analistas de tendências americano K-HOLE no seu relatório Youth Mode: A Report on Freedom.
9 outubro (19h) . instalação/performance em work in progress SU8MARINO . mala voadora (Queer Porto 2)
A frase “Deus está morto” de Friedrich Nietzsche, reflete o agora, mergulhado na descrença pela humanidade.
8 outubro (17h30) . espetáculo V, ou Finalmente a Casa Amarela de Gonçalo C. Ferreira. mala voadora (Queer Porto 2)
Esta peça é uma construção performativa de um lugar a que o meu corpo possa pertencer, através de uma estrutura dramatúrgica semelhante a uma casa. Uma casa cujo centro é o próprio ato de a construir - retrospetivamente e ativamente.
8 outubro (20h30) . espetáculo Your Sexts are Shit: Older Better Letters de Rachel Mars . Queer Porto 3 . mala voadora
A mala voadora é uma das parceiras do Queer Porto 3. Para a 3ª edição do festival, propusemos apresentar um trabalho de Rachel Mars, performer baseada em Londres em estreia absoluta em Portugal. O seu mais recente espectáculo, “Our Carnal Hearts” ganhou recentemente os Total Theatre Awards no Edinburgh Fringe na categoria “Innovation, Experimentation & Playing with Form”.
Na mala voadora, Rachel apresenta “Your Sexts are Shit: Older Better Letters”, uma performance a partir da recolha de cartas e sexts de sexo e amor: algumas anónimas, outras assinadas por figuras históricas como James Joyce, Frida Kahlo ou Charles Bukowski.
14 de outubro às 17:00 . projeção do filme No Democracy Here de Liad Hussein Kantorowicz + conversa com a realizadora e performer . mala voadora
No Democracy Here lida com o tema da dominação política. Liad, uma dominatrix esquerdista defensora dos direitos humanos reeduca os seus obedientes e submissos escravos direitistas.
14 de outubro às 20:30 . espetáculo #LOSMICRÓFONOS . Mont de Dutor (Jorge Dutor e Guillem Mont de Palol) . mala voadora
Como podemos tornar-nos microfones para amplificar o nosso discurso? Como podemos capacitar a cultura pop para sugerir ritmos, dinâmicas, sensações e afetos com o potencial de abrir o olho do observador e os ouvidos do ouvinte? O que significa ser pop ou popular?