PLANO COMENSAL DE LEITURA de Marta Bernardes - residência 2020
19 a 23 de janeiro 2020 . residência . mala voadora . porto
19 a 23 de janeiro 2020 . residência . mala voadora . porto
Residência artística . mala voadora porto . 29 de março a 1 de abril no âmbito do DDD - Festival Dias da Dança 2021
A nova criação de Jonas&Lander é um espetáculo híbrido entre a dança e o concerto de música projetado para cinco bailarinos, uma fadista e três músicos. À semelhança da maioria das correntes musicais urbanas, como o samba ou o flamenco, também o fado teve danças próprias. Em Lisboa, a que conheceu maior expressão foi o Fado Batido, uma dança baseada num sapateado energético e virtuoso. Em Bate Fado, o duo de performers e coreógrafos propõe-se a reinterpretar e a recuperar o ato de bater (sapatear) o Fado, onde a dança emana da qualidade de instrumento de percussão em diálogo com a voz e com as guitarras. Bate Fado revela-se como o primeiro passo para o resgate da dança que o fado há muito perdeu.
Residência artística . mala voadora porto . 21 a 30 de abril no âmbito do DDD - Festival Dias da Dança 2021
Matéria-prima: criação de condições (objetivas) para novas relações entre pensamento e movimento, geradoras de comportamentos desviantes da norma e consequentemente de novas linguagens (de leitura subjetiva)
Processamento: Integração e aplicação de matéria-prima em contextos/universos estéticos que proponham uma contradição/fricção mais ou menos subtil entre contexto e matéria-prima, criando um equilíbrio precário entre o dizível e o indizível.
Produto final: a formação orgânica de enigmas performativos que provoquem no espectador a ativação da mente especulativa, obrigando-os a recorrer ao seu próprio património existencial para uma potencial resolução que felizmente não existe.
de 19 a 30 de outubro . residência de Beatriz Cantinho . mala voadora
Coreógrafa e investigadora em Estética e Estudos de Performance. É membro fundador da OSSO Associação Cultural. Pós-doutoranda no CIAC- UALG. Professora auxiliar convidada, no Departamento de artes cénicas da Universidade de Évora (movimento e composição).
de 17 a 31 de outubro . residência de Túlio Rosa . mala voadora
Performer e coreógrafo. Mestre em Práticas Cénicas e Cultura Visual pelo Museu Reina Sofía/Universidade Castilla-La Mancha (Madrid, 2016). Licenciado em Dança pela Faculdade Angel Vianna (Rio de Janeiro, 2011).
de 9 a 31 de outubro . residência de Petr Hosek . mala voadora
Galerista e curador de arte. Nascido em 1988 na República Checa, Petr Hošek estudou história de arte e teoria da arte em Praga e Madrid, antes do Mestrado na Charles’ University em Praga. A sua tese de Mestrado explorava a possibilidade de apresentar arte pós-internet dentro do espaço físico das galerias.
de 15 de julho a 20 de setembro . residência de Fernando Gandasegui, no âmbito da plataforma InResidence da Câmara Municipal do Porto . mala voadora
A mala voadora recebe, entre 15 de julho e 20 de setembro, o artista espanhol Fernando Gandasegui para que ele desenvolva, no Porto, o seu projeto El Resto. Constatando que a produção artística nunca resulta de um caminho linear em direção a um objetivo, mas sim dos despojos colaterais desse caminho – aquilo que podem ser considerados “restos” – Gandasegui propõe-se adotar, à partida, um desvio de objetivo: sendo um artista vocacionado para a dramaturgia, propõe-se fazer uma cadeira.
12 , 13 e 14 de abril . Haiku . Joana Magalhães . mala voadora
Esta criação é um elogio à preguiça (pecado capital) e preguiça (animal), ambas em via de extinção. É um prólogo melancólico e contemplativo de uma criação maior. Um haiku. Uma resposta ao hiper-tudo pós-moderno. E uma apologia e representação sintetizada do que apelidei de "teatro contemplativo".
12, 13 e 14 de abril . Desfile Provisório . Joana Mont'Alverne . mala voadora
DESFILE PROVISÓRIO é um espectáculo de teatro que é um desfile de moda. (Na verdade é um desfile de moda.)
Pensar sobre uma coisa não é teorizá-la. Reformulo o que disse: pensar uma coisa é também teorizá-la mas a teoria não é necessariamente palavras ou não tem de encontrar apenas nelas a única ou principal possibilidade de expressão. Pensar pode ocupar várias formas. Pensar pode ser só uma imagem.
12, 13 e 14 de abril . Sheherazade - A milésima segunda história de Xerazade . Susana Paixão . mala voadora
A realidade é mais estranha que a ficção. Dito antigo
5 - 17 de dezembro . residência ELAH - estudo para um colectivo de organismos de THIS TAKES TIME . mala voadora
O colectivo internacional THIS TAKES TIME (Aleksandra Osowick, Filipe Pereira, Helena Martos, Inês Campos e Matthieu Ehrlacher) está em residência na mala voadora durante as duas primeiras semanas de dezembro com ELAH - estudo para um colectivo de organismos. ELAH começa pela vontade de partilhar com o público o lado que nunca é exposto durante a peça anterior do colectivo, HALE - estudo para um organismo artificial.
White Rabbit, Red Rabbit é um blind date entre um texto de Nassim Soleimanpour e umx performer, que tem lugar em frente a um público. Impedido de sair do seu país, o dramaturgo iraniano escreveu um texto que pudesse ter a circulação que a ele lhe estava vedada e, para radicalizar a possibilidade de circulação, escreveu um texto que não precisa de cenário, nem de figurinos, nem de um elenco, nem de ensaios. Aliás, não pode ser ensaiado. Faz parte das regras do jogo que cada performer que execute o espetáculo não conheça o texto até ao momento em que, já em frente ao público, este lhe é entregue.
23 - 25 novembro . espetáculo Quando nós, os mortos, despertarmos de Luís Mestre com os alunos do 2º ano do curso de teatro do Balleteatro Escola Profissional . mala voadora
Quando nós, os mortos, despertarmos, a última peça escrita pelo dramaturgo norueguês Henrik Ibsen, publicada em 1899 e encenada pela primeira vez no ano seguinte, retrata o indivíduo e a perda irremediável de si mesmo, a presença de um corpo ausente e ausência de um corpo presente e o sacrifício e a violência de uma vida pela arte.
18 + 19 novembro (18h; 19h; 21h; 22h) . espetáculo Kaspar: Palavra Soprada de Alexandre Pieroni Calado . mala voadora
O espetáculo de auto-teatro Kaspar: Palavra Soprada está no epicentro do projeto de cruzamentos disciplinares “Parole Soufflée” com direção artística de Alexandre Pieroni Calado. “Parole Soufflée” promove a visibilidade da função do Ponto de Teatro, ao mesmo tempo que a discute enquanto imagem da condição do sujeito na sua relação com a linguagem. Kaspar: Palavra Soprada, resultado do encontro de três interesses que têm ocupado Alexandre Pieroni Calado nos últimos anos: a pesquisa das relações entre artes cénicas e o audiovisual, a investigação sobre o tratamento contemporâneo de grandes textos para teatro em língua alemã e o problema da disseminação do conhecimento imaterial das artes da cena.
10 novembro (19h) . conferência Voluntary Human Extinction: Fresh Hope for Planet and People com Les U. Knight/VHEMT - no âmbito do Fórum do Futuro . Galeria da Biodiversidade (Jardim Botânico)
Todas as sociedades humanas encorajam a procriação, aquilo a que chamamos de "ter filhos". Esta natalidade é o resultado natural da evolução. Ao longo da nossa existência, as sociedades que não incentivaram a procriação foram superadas por aquelas que o fizeram. Embora o crescimento contínuo de seres humanos se tenha tornado uma desvantagem, o nosso condicionamento cultural impede-nos de reconhecer esse facto. Fomos ensinados que criar outros seres humanos é sempre digno de celebração. O acasalamento, a procriação e a parentalidade fazem parte do nosso padrão de vida. Da mesma forma, a ideia de a nossa espécie deixar de existir no futuro é simplesmente impensável, embora pareçamos dispostos a aceitar a extinção de dezenas de milhares de outras espécies. A sua extinção é considerada uma consequência infeliz da nossa expansão nos seus habitats - todos nós temos que viver em algum lugar. Onde quer que vivamos, não há espaço para viverem muitos outros.
11 novembro (19h) . conferência Next Nature: How Technology becomes Nature com Koert van Mensvoort . no âmbito do Fórum do Futuro . Teatro Rivoli
Pinturas interativas, guloseimas medicinais, carnes feitas em laboratório e o “dente Twitter” são apenas alguns dos produtos que podem chegar às prateleiras no futuro. Koert van Mensvoort projeta produtos especulativos para provocar o debate sobre as implicações das novas tecnologias nas nossas vidas. Sistemas selvagens, surpresas genéticas, máquinas autónomas e belas flores pretas: o nosso ambiente tecnológico tornou-se tão complexo, omnipresente e autónomo que se transforma, ele próprio, em natureza. No entanto, apesar do nosso relacionamento profundamente enraizado com a tecnologia, a maioria de nós ainda desconhece como as novas tecnologias são introduzidas, aceites ou descartadas na nossa sociedade. Koert Van Mensvoort mostrará como a tecnologia se transforma em natureza em sete etapas e o que podem os engenheiros, inventores, designers e empreendedores aprender com isso.
21 (22h) + 22 (18h) outubro . espetáculo Terás a promessa de voltar ao lugar de partida de Ricardo Vaz Trindade . mala voadora
Nada disto é novo: a sociedade de consumo esbateu os contornos da identidade, da cultura e da língua, e criou a figura da mulher e do homem de sucesso, pessoas felizes com sorrisos-photoshop. As promessas dos media aplacam as frustrações e promulgam o objetivo de ter sempre mais, ser sempre mais, crescer sempre mais. “Terás a promessa de voltar ao lugar de partida” é a história de uma mulher em conflito com o seu próprio crescimento; uma mulher como uma economia, que tem de crescer para sobreviver.
14 (22h) + 15 (18h) outubro . espetáculo Ad Bestias - Um manual de decoração para sobreviventes de Rafaela Jacinto . mala voadora
Na véspera do meu 21º aniversário recebi uma pulseira vermelha nas urgências do Centro Hospitalar Oeste Norte. A cor que cobria o meu pulso foi a mesma com que o Imperador Romano pintou as bestas mortas na arena, oferecendo-as aos espectadores. «Os sobreviventes de traumas que têm PTSD desenvolvem problemas de confiança, proximidade e comunicação, o que pode afetar a forma como agem com os outros.»
8 outubro (20h30) . espetáculo Your Sexts are Shit: Older Better Letters de Rachel Mars . Queer Porto 3 . mala voadora
A mala voadora é uma das parceiras do Queer Porto 3. Para a 3ª edição do festival, propusemos apresentar um trabalho de Rachel Mars, performer baseada em Londres em estreia absoluta em Portugal. O seu mais recente espectáculo, “Our Carnal Hearts” ganhou recentemente os Total Theatre Awards no Edinburgh Fringe na categoria “Innovation, Experimentation & Playing with Form”.
Na mala voadora, Rachel apresenta “Your Sexts are Shit: Older Better Letters”, uma performance a partir da recolha de cartas e sexts de sexo e amor: algumas anónimas, outras assinadas por figuras históricas como James Joyce, Frida Kahlo ou Charles Bukowski.
30 setembro (17h) . Ambulatório AICA . Conversa com Paulo Pires do Vale e Delfim Sardo . em parceria com Culturgest . mala voadora
No dia 30 de setembro, a mala voadora acolhe o segundo encontro no âmbito do programa Ambulatório AICA, a propósito da apresentação do livro sobre três instalações de Alberto Carneiro. As três obras - em exposição na Culturgest Porto até o dia de 1 de outubro - compõem situações telúricas nas quais a presença do campo, recriado no espaço expositivo pela rigorosa e cuidadosa organização de elementos do ciclo da natureza, produzem para o espectador máquinas de viajar no tempo e no espaço.
28 setembro . espetáculo sim sim não não de João Rodrigues, Maria Duarte e Sílvia Figueiredo . Circular – Festival de Artes Performativas . mala voadora
"Se penso em alguém que conta uma história, imagino um grupo de pessoas amontoadas e, à volta delas, um vasto espaço... particularmente assustador... talvez estejam encostados à parede, talvez junto ao fogo, à lareira... algures, para mim, a história é um abrigo. [...] O contador de histórias está simultâneamente no centro, intimamente, e à distância no horizonte. Ele é o horizonte, com a história de um lado e, do outro, com o geral."
AMAZÔNIA NÃO É UMA FICÇÃO de Tiago Cadete, A AMAZÓNIA É O SÍTIO MAIS TRISTE DO MUNDO de Sónia Baptista com Carolina Campos e Júlia Rocha, e HORTO – UMA FORMA QUE VEM DO TOQUE de Guilherme de Sousa e Pedro Azevedo são as três propostas vencedoras do call for art da 3ª edição do programa Happy Together, promovido pela mala voadora em parceria com o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto.
9 (parte 1, 19h + parte 2, 22h) + 10 (parte 1, 15h + parte 2, 18h) setembro . espetáculo O Espetáculo Mais Contemporâneo do Mundo de Joana Magalhães . mala voadora
Vamos decompor e brincar com a palavra “contemporâneo” e todo o manancial de códigos que ela implica. No caso das artes performativas, é fácil identificar quais os códigos que se repetem vezes sem conta no teatro dito “contemporâneo”. Pretende-se fazer uma espécie de coleção de todos estes códigos e junta-los, num só espetáculo. Será uma experiência semelhante à de visitar um museu, ou a de ver um best of dos truques mais usados. Um museu vivo, mas com uma relação maior com o passado do que propriamente com o seu tempo - quando fazemos um best of, é porque já estamos em fim de carreira.
4 julho - 3 setembro . call for art HAPPY TOGETHER 3 . em parceria com o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto
A mala voadora lança uma convocatória para a terceira edição de Happy Together. Mais uma vez, esta terceira edição é uma parceria da mala voadora, que prepara para novembro um espetáculo chamado "Amazónia" em torno de questões ecológicas, com o Fórum do Futuro (CMP) que, este ano, tem como tema "Terra Elétrica". Naquilo que parece uma ilustração do que é ser “happy together”, o processo de investigação que a mala voadora tem levado a cabo para "Amazónia" e o tema do Fórum do Futuro convergem num território temático comum.
16 agosto -16 outubro . residência de Greg Wohead . Dois por Dois . mala voadora
Entre 16 de agosto e 16 de outubro, com o apoio da Câmara Municipal do Porto, organizamos a 1ª residência no âmbito do DOIS POR DOIS, programa de residências internacionais da mala voadora. Em 2017, o artista selecionado é Greg Wohead. Greg Wohead irá desenvolver vários projetos, entre eles Call it a Day, uma performance de teatro feita a partir de recriações em loop de uma conversa com um casal Amish que decidiu abdicar da tecnologia moderna em nome da religião, e Story #2, em colaboração com Rachel Mars, uma investigação sobre as possibilidades de uma narrativa radical disfarçadamente influenciada por eventos políticos de 2016.
7-13 agosto . residência Chego sempre tarde aos funerais importantes de Catarina Vieira . mala voadora
Este projeto é uma reflexão sobre o amor e a morte. Como nos preparamos para o amor? Como nos preparamos para a morte? Preparamos um rendez-vous com o cuidado minucioso de quem prepara um ataque terrorista. Em ambos os casos, qualquer pessoa pensaria que estamos loucos, se soubessem de todos os detalhes envolvidos nestas preparações. Pretende-se explorar e alimentar as tensões entre a narrativa do herói solitário, que está sempre preparado para tudo, com os campos de ação onde a ideia de preparação é talvez absurda e problemática: o amor e a morte.
24-29 julho . residência Eurodance de Rogério Nuno Costa/BCN . mala voadora
EURODANCE é uma hecatombe geopolítica e tecno-emocional, um counting down a 190 beats- per-minute em direcção ao Fim do Mundo, uma bad trip a bordo de um rave’ião Hamburgo/Ibiza com escala elíptica no Pará e aterragem de emergência para combustível em Luanda, uma droga psicotrópica também conhecida por AzeitegeistTM.
4-7 julho . Laboratório Estrutura + José Maria Vieira Mendes . mala voadora
A Estrutura convidou José Maria Vieira Mendes para a colaboração na realização de um laboratório teórico-prático que partirá de algumas ideias em torno dos estudos teatrais, defendidas no ensaio “Uma coisa não é outra coisa” de José Maria Vieira Mendes (Livros Cotovia, 2016), aproveitadas para a temática das identidades. Como me apresento? Como sou percebido? - questões com implicações na produção de discurso artístico e no pensamento sobre espetáculos.
1 (22h) + 2 (18h) julho . espetáculo Longo Curso de Rita Morais . mala voadora
LONGO CURSO tem como motor principal a manifestação da identidade pelo movimento. Explora em particular o paralelismo entre a prática da corrida e a emigração, entre o atleta e o viajante, na medida em que em ambos os casos, ainda que em diferentes escalas, o movimento desencadeia um semelhante processo de procura, questionamento e (re)definição da identidade.
27 + 28 junho . ensaio aberto + espetáculo Showbusiness . mala voadora
SHOWBUSINESS foi concebido pela companhia de teatro mala voadora para o programa PARTIS – Práticas Artísticas para a Intervenção Social, da Fundação Calouste Gulbenkian. Juntamos dois parceiros sociais – A Escola de Comércio do Porto e a A3S, especializada em empreendedorismo social e avaliação – para construirmos, juntos, um programa artístico que acompanhasse uma turma do ensino profissional, do 10º ao 12º ano.
8-11 junho . residência Coleção Delirar a Anatomia: O Palco & O Pavilhão de Ana Rita Teodoro . mala voadora
Delirar a Anatomia é uma colecção de estudos febris dedicados a uma parte corpo, é um modo de operação. Um trabalho que se baseia no estudo da anatomia – sua história, perspectiva da medicina chinesa, fisiologia e paleontologia — em cruzamentos iconográficos ou literários assim como na experiência empírica, que levam por meio à escrita de partituras e à composição coreográfica. O delírio acontece na fricção de factos e ficções, acontece no ataque aos órgãos e às suas funções destinadas. A ambição é a de provocar crises e revoluções que possam permitir mais liberdade na criação do corpo e assim, redesenhar suas formas, gestos e funções, e assim alargar o seu modo de ser e de existir. Os estudos são focados no orifício. O orifício enquanto lugar de passagem, porque o trânsito entre o dentro e do fora proporciona o delírio. Delirar é passar-se.
3 (20h) + 4 (18h) junho 2017 . espetáculo Rifar o meu coração de Mónica Calle . mala voadora
Esta criação surge a partir do documentário brasileiro “Vou Rifar Meu Coração”, de Ana Rieper, exibido no Festival IndieLisboa 2012 (secção Pulsar do Mundo). A responsável descreve o espectáculo como “um trabalho sobre o amor e a relação com a música, num constante balanço entre a ficção e a realidade. À volta de uma mesa de bar, 15 actores trabalham sobre a ideia de confissão partindo da casualidade ou do aleatório.
10 junho (17h) . conversa com João Ribas, Delfim Sardo e Jonathan Uliel Saldanha (em parceria com Culturgest) . mala voadora
a propósito da exposição Afásia Tática de Jonathan Uliel Saldanha na Culturgest Porto
No âmbito de uma parceria com a Culturgest, a mala voadora acolhe os encontros do programa Ambulatório AICA (Associação Internacional de Críticos de Arte) no Porto. Trata-se de um conjunto de encontros e conversas entre críticos, curadores e artistas em torno das exposições da Culturgest no Porto e em Lisboa. A tipologia informal destas conversas abertas ao público pretende trazer para a discussão temáticas suscitadas pelas exposições, alargando o seu âmbito através do diálogo entre perspetivas diversas e, por vezes, contraditórias.
27 (22h) + 28 (18h) maio 2017 . espetáculo NOME de Carolina Campos e Márcia Lança . mala voadora
Partimos do universo das imagens antigas, abandonadas em feiras, esquecidas, deixadas para trás. Agarramos nesse fragmento de mundo para o deslocar no tempo, resignificá-lo, dar-lhe um sentido diverso do da sua origem, fazendo-o explodir em diferentes direções e sentidos.
20 (22h) + 21 (18h) maio . espetáculo LÉGENDE de Romain Teule . mala voadora
Légende é um projeto que, usando os códigos da conferência, vai abordar estas questões, tendo como ponto de partida a língua dos pássaros e as questões que o estudo desta língua pode criar. Légende é uma tentativa de entrar no mundo das palavras, de jogar com elas, de as questionar. Quais são os seus poderes, suas falhas ? Uma palavra enquanto acto.
11-13 maio . workshop DasArts Feedback Method com Manolis Tsipos (FESTIVAL DDD - DIAS DA DANÇA) . mala voadora
“Feedback” e uma das ferramentas mais centrais usadas na DasArts. Para os artistas que recebem feedback e uma das formas mais importantes de testar como o seu trabalho e recebido, com partilhas de um para um, bem como em grupo (peer review). Impressoes, perguntas, criticas, sugestoes, dicas e truques: tudo isso esta incluido na nocao de “feedback”. E ‘tudo isso’ e uma das ferramentas mais centrais utilizadas na pratica artistica: entre diretores e atores, dramaturgos e criticos, estudantes e mentores, artistas e seu publico.
6 (16h) + 7 (15h) maio . espetáculo A Morte da Audiência de Bruno Humberto (FESTIVAL DDD - DIAS DA DANÇA) . mala voadora
Uma performance acerca da natureza do espectador – as expectativas, relações, tensões e papéis que cada um assume, individualmente ou em grupo numa situação de espectáculo ou terror cénico. Através da dança, video, teatro-físico, performance e som, apresenta-se um ensaio absurdo acerca do espectador, da sua responsabilidade, acção e passividade em massa.
29 (16h) + 30 (15h) abril . espetáculo Point of You de Ricardo Machado e Anna Réti (FESTIVAL DDD - DIAS DA DANÇA) . mala voadora
Point of You é um jogo entre dois performers. Entre dois performers e a sua audiência. Entre dois performers e duas audiências. Entre cada um dos performers e a sua própria audiência. Colisão aleatória ou ataque intencional? Tudo dependerá do lugar que escolher ocupar.
8 (22h) + 9 (18h) abril . espetáculo Der Elgnuj de Carlota Lagido . mala voadora
É um solo, uma experiência prévia de um projecto futuro. O pressuposto de DER ELGNUJ assenta na ideia de transmissão autoral, a sua apropriação e ressignificação. Pedi a participação de Antoine Pimentel, Bruno Senune, Daniela Cruz, Flávio Rodrigues, Guilherme Pompeu, Joana Castro, José Capela, Pedro Melo Alves, Pietro Romani, Shahd Wadi, nos sentido de me transmitirem um minuto de uma ideia, sequência de movimento, imagem em movimento ou cénica, universo sonoro e que serão posteriormente transformadas em algo meu, do meu corpo, com um tempo e características outras, fazendo o todo da composição coreográfica.
1 (22h) + 2 (18h) abril . espetáculo spa de David Cabecinha . via streaming em https://youtu.be/r_rKESuUEsw
Spa assume o espaço cibernético como um dos principais locais de encontro e partilha do início deste século. O espetáculo tem lugar na blackbox da mala voadora no porto mas será visto exclusivamente por streaming, em directo. Através desta experiência online, Spa propõe uma relação de pretensa intimidade de um para um, que na verdade pode ser para qualquer pessoa, tornando o palco acessível a partir de qualquer ponto do planeta.
14-19 fevereiro . residência Vala Comum de Andresa Soares . mala voadora
Tudo começa com a imagem de um espaço vazio - espaço de cena sem cena, sem actores ou objectos - e a ideia de uma plateia cheia de gente. Da contraposição desse espaço cheio com o espaço vazio resulta a necessidade de projecção, de imaginação, a migração de ideias de cá para lá. Despejamo-nos então sobre a vala de cena, a nossa vala comum.
19 março (19h) . espetáculo Triple Threat de Lucy McCormick . UMA FAMÍLIA INGLESA (MONOPARENTAL) . mala voadora
Espetáculo-sensação no último festival de Edimburgo, Triple Threat, de Lucy McCormick apresenta uma versão trashstep-dubpunk do Novo Testamento: um mistério medieval para o mundo moderno.
25 (22h) e 26 (18h) fevereiro . espetáculo Rabbits de Pedro Baptista . mala voadora
“Numa cidade sem nome amaldiçoada por chuva contínua... vivem três coelhos com um terrível mistério.” - foi com esta frase que David Lynch apresentou ao público a sua série Rabbits (2002). Aqui, em 2017 na mala voadora, propõe-se uma recriação da série ao vivo, transpondo-se o universo cinematográfico para o contexto cénico. Não se trata tanto de uma ideia de apropriação ou emulação, mas antes na de recriar um objecto alterando-lhe o dispositivo (criando, assim, um novo objecto com argumento e discurso próprios).
4 (22h) e 5 (18h) março . espetáculo Minotauro de David Esteves e Jani Zhao . mala voadora
Nenhum de nós queria contar uma história. Só queríamos dizer coisas. Coisas importantes. Coisas importantes para nós, para nós os dois. Coisas que fizessem sentido para os dois. Mas tem de haver uma história, disse ele. Tem sempre de haver uma história, senão são só palavras umas à frente das outras. Iam ser oito cenas mais um prólogo e um epílogo, e pelo meio nós contávamos a nossa história, como nos conhecemos, como chegámos até aqui. Era uma história dos dois.
8-9 março . workshop O Teatro do Espectador de Terceira Pessoa . mala voadora
Partindo do espetáculo “The Old Image of Being Loved” tentaremos trabalhar com os participantes algumas premissas do trabalho com novas propostas teatrais. O grande núcleo conceptual deste trabalho reside na ideia de cocriação com espectador.
11 (22h) e 12 (18h) março . espetáculo The Old Image of Being Loved de Terceira Pessoa e Óscar Silva . mala voadora
Tenho uma ideia. Esta ideia é uma imagem. Uma imagem onde estou à frente de um desconhecido. Mas não é um desconhecido qualquer. Tenho uma ideia em que eu faço uma obra de arte com o desconhecido que está a ler este texto. Enquanto escrevo este texto penso nesse desconhecido. A minha ideia é criarmos uma obra de arte memorável. É assim a minha ideia de coletivo. Eu, o desconhecido que lê isto e uma obra de arte. Uma imagem. Tenho a ideia de me encontrar com este desconhecido na mala voadora para pensarmos sobre esta ideia: “The old image of being loved”.
21-26 março . residência Efígie de Flávio Rodrigues . mala voadora
Efígie é uma proposta coreográfica, sonora e cénica. Dou inicio a este projecto com a concepção de um arquivo sonoro, videográfico e fotográfico de animais e plantas extintas, lugares mortos e paisagens obliteradas que resultam numa “biblioteca do esquecimento”, funcionando como um conjunto de estímulos para a criação de um corpo, de cores, texturas e sons.
11 (22h) e 12 (18h) fevereiro . espetáculo FAKE! de Ana Valentim, Mariana Ferreira, Mário Coelho e Pedro Baptista . mala voadora
Cinco criadores apropriam-se orgulhosamente de composições de terceiros, contribuindo, com profunda consciência, para o ciclo da "originalidade". Apropriam-se e a seguir deturpam e manipulam e chamam-lhe seu. A história de sempre!
26 (22h) e 27 (18h) novembro . espetáculo Terrarium de André Uerba . mala voadora
Um homem foi colocado num Terrarium para observação das suas acções. Movimenta-se no escuro, aparecendo e desaparecendo. O terreno que habita está coberto de artefactos e as acções que cria possuem um carácter lento, quase de imagem estática. Parece estar habituado a estar naquele lugar, e as acções parecem sair-lhe de dentro dos olhos, como se empurrasse as mãos através dos olhos e segurasse algumas das imagens que contém lá dentro. São a projecção do seu interior para o exterior, como se o seu cérebro fosse uma câmara escura onde as acções/ imagens são reveladas sempre numa luz fosca, aparecendo por um breve momento, para logo desaparecer.
2-5 novembro . programa HAPPY TOGETHER 2016 . mala voadora + Teatro Rivoli
HAPPY TOGETHER é um programa concebido pela mala voadora que reúne a especulação teórica e a especulação artística em torno da ideia de “felicidade em comum”. A edição de 2016 tem uma incidência particular sobre África e volta a desdobrar-se em dois formatos: a conferência com dois convidados que contribuem para reinvenção biográfica e cultural de África e a veiculação de uma imagem cosmopolita daquele continente - e um call for art para a produção de obras (entre as artes visuais e as artes performativas) a apresentar na malavoadora.porto.
22 (22h) e 23 (18h) outubro . espetáculo Assentar sobre a Subida das Águas de Sónia Baptista . mala voadora
Assentar Sobre a Subida das Águas é um Monólogo-Performance em que se explora o conceito de uma visão poética da possibilidade, mais que certa, e eminente, de uma catástrofe ou acontecimento catastrófico. Em que, ao abordar questões filosóficas, ecológicas e politicas, se esbate a fronteira entre o pessoal e o universal.
11 - 16 outubro . programa Uma Família Inglesa 2016 . mala voadora
UMA FAMÍLIA INGLESA regressa à malavoadora.porto de 11 a 16 de outubro. Esta edição traz uma sessão especial das Leituras no Mosteiro com Chris Thorpe, um ciclo de cinema dedicado ao humor negro de Ben Wheatley e ainda espectáculos dos Forced Entertainment, dos Third Angel, e Ira Brand - co-directora do Edinburgh Forest Fringe - sobre género, sexualidade, poder e Bruce Springsteen. Come and meet the family.
12 outubro (22h) . espectáculo The Lad Lit Project de Third Angel . mala voadora
Imagina o livro da tua vida. Onde é que os capítulos começam e terminam? Como se chamam? Os amigos de um capítulo aparecerão nos seguintes? Os capítulos durarão anos, semanas ou apenas algumas horas? É um livro feliz? Existem boas gargalhadas nele? Ou é apenas trágico?
13 outubro (19h) . filme Sightseers de Ben Wheatley . mala voadora
Chris (Steve Oram) quer mostrar a Tina (Alice Lowe) o seu mundo e quer fazê-lo à sua maneira - numa viagem através das llhas Britânicas na sua amada Abbey Oxford Caravan.
13 outubro . filme Down Terrace de Ben Wheatley . mala voadora
Pai e filho, Bill e Karl (pai e filho também na vida real - Bob e Robin Hill), patriarcas de uma pequena família de criminosos, foram ilibados e recentemente libertados da prisão.
14 outubro (19h) . filme Kill List de Ben Wheatley . mala voadora
KILL LIST é uma mistura brilhante de drama familiar, hitman action-thriller e filme de terror psicológico que conta a história de um ex-soldado que se tornou assassino profissional, mergulhando nas profundezas da escuridão humana.
14 outubro (22h) . filme A Field In England de Ben Wheatley . mala voadora
Inglaterra. 1648. Um pequeno grupo de desertores foge de uma batalha violenta através de um campo coberto, acabando por ser capturado por dois homens: O'Neil (Michael Smiley) e Cutler (Ryan Pope).
15 outubro (22h) . espetáculo Break Yourself de Ira Brand . mala voadora
BREAK YOURSELF é um espetáculo sobre o papel da identidade e do género. Protagonizado em male drag, o espetáculo aborda questões como a relação entre poder e desejo, a complexa paisagem do desejo sexual masculino e feminino e o desejo de ser outra pessoa. E é sobre Bruce Springsteen.
16 outubro (16h) . espetáculo Quizoola! de Forced Entertainment . mala voadora
“Qual é a capital de Espanha? Porque é que as pessoas têm medo de morrer? O que é uma árvore? O John Wayne era mesmo valente? O teu louro é natural?”
11 outubro (21h) . Leituras no Mosteiro . em parceria com o Teatro Nacional São João, Porto
A mala voadora associa-se ao Teatro Nacional São João (TNSJ) na promoção de uma sessão especial das Leituras no Mosteiro, iniciativa emblemática da programação do TNSJ, com coordenação de Nuno M. Cardoso e Paula Braga.
5-9 outubro (16h30-20h30) . meeting point . mala voadora (Queer Porto 2)
Durante a segunda edição do Queer Porto - Festival Internacional de Cinema Queer, a malavoadora.porto, para além de acolher a master class, sessões de curtas e performances, será o Meeting Point do Festival. De 5 a 9 de outubro, das 16h30 às 20h30, a Sala G (garagem) será o lugar onde pode viver o ambiente do Festival e ficar a conhecer os membros da equipa, convidados oficiais e outros amigos do evento.
9 outubro (19h) . instalação/performance em work in progress SU8MARINO . mala voadora (Queer Porto 2)
A frase “Deus está morto” de Friedrich Nietzsche, reflete o agora, mergulhado na descrença pela humanidade.
9 outubro (17h30) . sessão Normcore Narratives . mala voadora (Queer Porto 2)
O termo normcore, inicialmente utilizado para descrever uma subcultura baseada na apropriação artificial, consciente, das coisas banais e em uso comum, foi reformulado em 2013 pelo grupo de analistas de tendências americano K-HOLE no seu relatório Youth Mode: A Report on Freedom.
8 outubro (17h30) . espetáculo V, ou Finalmente a Casa Amarela de Gonçalo C. Ferreira. mala voadora (Queer Porto 2)
Esta peça é uma construção performativa de um lugar a que o meu corpo possa pertencer, através de uma estrutura dramatúrgica semelhante a uma casa. Uma casa cujo centro é o próprio ato de a construir - retrospetivamente e ativamente.
7 outubro (11h) . masterclass New Queer Cinema com Tom Kalin e Cheryl Dunye . mala voadora (Queer Porto 2)
Dois dos nomes mais emblemáticos do movimento do New Queer Cinema que eclodiu nos EUA em inícios dos anos 1990, Cheryl Dunye e Tom Kalin estão no Queer Porto 2 para falarem não apenas da sua experiência na realização de The Watermelon Woman e Swoon, respetivamente, mas deste importante movimento artístico e da sua experiência nesses anos.
6-7 outubro (17h30) . competição In My Shorts . mala voadora (Queer Porto 2)
O IN MY SHORTS é a segunda secção competitiva do Queer Porto 2, dedicada a curtas-metragens realizadas no contexto curricular de escolas de cinema e audiovisual da região norte do país ou de artistas sediados na região norte, com menos de 30 anos. O Júri da Competição Oficial ficará responsável também pela escolha do Melhor Filme da Competição “In My Shorts”.
5 outubro (17h30) . espetáculo Velvet N'Goldmine de Flávio Leihan . mala voadora (Queer Porto 2)
VELVET N' GOLDMINE é uma composição coreográfica construída como um solo de uma guitarra, é a trilogia de um corpo andrógino em prol da construção de um universo cada vez mais próximo de um clímax social, uma espécie de pós-apocalipse. Propõe uma nova abordagem sobre a identidade do corpo andrógino. Corpo andrógino universal.
29 setembro (22h) . Dança da Crise ou Talvez Ele Pudesse Pensar Primeiro e Dançar Depois ou Como Fazer Coisas sem Dança ou Oldschool #40 de João dos Santos Martins . mala voadora
uma CONFERÊNCIA-PERFORMANCE-INSTALAÇÃO de e com JOÃO DOS SANTOS MARTINS a convite de SUSANA POMBA no âmbito da 12ª edição do Circular Festival de Artes Performativas
24 (22h) + 25 (18h) setembro . espetáculo O Declive e a Inclinação de Alexandre Pieroni Calado e João Ferro Martins . mala voadora
Duo de voz e percussão para sala com piso inclinado. Repetição sobre o absurdo, encruzilhada da paixão e da revolta. Desferir golpes de vista ao mito implacável, inactual: sisífico o espectáculo começa como acaba, duas vezes. De bom humor, está seco, pó, demasiado e suor.
ANUNCIAMOS hoje os vencedores do Call for Art HAPPY TOGETHER organizado pela mala voadora, em parceria com o Fórum do Futuro/Câmara Municipal do Porto. A inauguração das quatro obras vencedoras do call for art realiza-se na malavoadora.porto, no dia 3 de Novembro, pelas 18.00, e contará com a presença dos dois conferencistas convidados, Samuel Fosso e Teddy Goitom.
O programa HAPPY TOGETHER da mala voadora, em colaboração com o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto, está de regresso: a edição deste ano tem uma incidência particular sobre África e conta novamente com um call for art e duas conferências no âmbito do Fórum do Futuro – uma com o fotógrafo Samuel Fosso e a outra, com o cineasta e curador Teddy Goitom.
O call for art ocorre entre os dias 18 de julho e 8 de setembro e pretende dar lugar à seleção de quatro propostas para intervenções artísticas na malavoadora.porto, cada uma com direito a uma bolsa de execução no valor de 1200 euros.
7 (21h30) e 8 (21h00) julho . apresentações das PAPs de Dança e Teatro pelos alunos finalistas do Balleteatro . mala voadora
A prova de aptidão profissional dos alunos do balleteatro constitui-se como um processo dinâmico de experimentação e criação resultante da pesquisa de novas soluções cénicas e perfomáticas, assim como dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos ao longo do seu percurso.
Entre 2 e 20 de junho, está em aberto o período de apresentação de candidaturas para acolhimentos e residências artísticas na malavoadora.porto.
O concurso pretende selecionar dez projetos – cinco projetos na modalidade de acolhimentos e cinco na modalidade de residências artísticas – para integrarem a programação da malavoadora.porto em 2017.
A ambas as modalidades podem concorrer artistas e estruturas com sede no território nacional, independentemente da área artística da proposta e idade dos proponentes. As propostas podem assumir qualquer formato e são totalmente livres no que diz respeito ao tema, linguagem e públicos.
18 junho (18h00-18h30) . visita à mala voadora com José Capela no âmbito da Semana Acesso Cultura . mala voadora
No dia 18 de junho, sábado, entre as 18h00 e as 18h30, a malavoadora.porto estará de PORTAS ABERTAS para dar a conhecer o seu espaço no âmbito da Semana Acesso Cultura com visita guiada por Josá Capela.
A entrada é livre mas sujeita a reserva obrigatória até o dia 16 de junho para reservas@malavoadora.pt
7 a 12 junho . residência Minotauro de David Esteves e Jani Zhao . mala voadora
Nenhum de nós queria contar uma história. Só queríamos dizer coisas. Coisas importantes. Coisas importantes para nós, para nós os dois. Coisas que fizessem sentido para os dois. Mas tem de haver uma história, disse ele. Tem sempre de haver uma história, senão são só palavras umas à frente das outras. Iam ser oito cenas mais um prólogo e um epílogo, e pelo meio nós contávamos a nossa história, como nos conhecemos, como chegámos até aqui. Era uma história dos dois.
8 junho (21h) . exercício THE TEMPEST™, amusement park por Rogério Nuno Costa com os alunos do 2º ano do curso de Teatro da Universidade do Minho . mala voadora
Transformar um clássico da literatura dramática numa experiência lúdica é quase a mesma coisa que filmar uma tempestade num copo d’água (de plástico, preferencialmente) e depois ampliar o resultado na tela do cinema. Este filme — que é de época porque acontece no futuro condicional — apresenta assim um problema de escala na forma de parque temático: todos os espetáculos são sempre sobre qualquer coisa, logo, não existe qualquer diferença epistemológica entre Arte e Entretenimento: indie e pop, juntos, perfazem agora um género só.
28, 29 e 30 de abril + 5,6 e 7 de maio . Meeting Point . Festival DDD - Dias da Dança . mala voadora
No MEETING POINT vive-se o verdadeiro ambiente do Festival DDD - Dias da Dança. Situado em pleno coração da baixa do Porto, na malavoadora.porto, é um espaço descontraído de encontro e de conversas entre artistas e criadores com o público. Um local onde é possível fazer uma refeição tardia e partilhar conhecimentos e reações aos trabalhos vistos durante o festival.
29 (18h30) e 30 (!5h) abril . espetáculo Kid As King de Bruno Senune . mala voadora (Festival DDD - Dias da Dança)
No meu primeiro trabalho coreográfico, usei o conceito de "trash" como ferramenta recorrente de exploração para a criação de uma paisagem caótica de resíduos pessoais. A urgência em explorar o "trash", ou lixo, como lugar de memória, prende-se com a relação que estabeleço com a mesma: através de objetos concretos, muitos deles que, com o tempo, se transformam em lixo.
30 abril (22h-2h) . Festa de Abertura . Festival DDD - Dias da Dança . mala voadora
QUERIA ☆ MORTA
Duo de Bruno Cadinha e Gonçalo C. Ferreira, estreado na plataforma Rabbit Hole, que tenta criar DJSETs cuidadas e atentas a questões queer e LGBTI.
6 (18h30) e 7 (15h) maio . espetáculo Op. 20, Acto I de Gonçalo C. Ferreira . mala voadora (Festival DDD - Dias da Dança)
No palco um lago holográfico e fumo. Surge ao longe uma revolta sonora, e com ela uma figura estranha em contraluz. Progressivamente percebemos que essa figura se transforma num fauno que habita este espaço ainda confuso e que nos esclarece o início da história.
9 (22h) + 10 (18h) abril . espetáculo Prado de Fundo de SillySeason . mala voadora
"Prado de Fundo" pretende questionar a infalibilidade da memória e da documentação no ato teatral. É a revelação dos cantos da fotografia que ficam escondidos pela moldura. Será algo menos real porque não o vemos?
2 (22h) e 3 (18h) abril . espetáculo 50 Toneladas de Carlota Lagido . mala voadora
A cor preto tem 50 tons reconhecíveis. Comporta uma série de apropriações simbólicas que se foram transformando e tomando diferentes significados ao longo dos tempos. É uma cor de adjetivações antagónicas. É a cor do vácuo. É também a cor do princípio de tudo.
19 (22h) + 20 (18h) março . espetáculo Ensaio para uma cartografia (ou os sete pecados) de Mónica Calle . mala voadora
Sete espetáculos diferentes em sete regiões, que pretendem questionar as possibilidades de pensar um país através da criação artística e criar desta forma uma cartografia alternativa.
12 (22h) + 13 (18h) . espetáculo Santos e Pecadores de André Murraças . mala voadora
Em "Santos e Pecadores", o autor cruza dois universos: o dos santos e o dos atores pornográficos. Que vidas têm para além do altar e do cinema aqueles que a isso se dedicaram de corpo e alma?
5 (22h) + 6 (18h) março . espetáculo Alla Prima de Tiago Cadete . mala voadora
O corpo humano, essa espécie de unidade fundamental da produção de imagens no Ocidente, é tanto o enfoque de sua pesquisa enquanto colecionador de imagens, como o instrumento através do qual o próprio corpo do intérprete se colocará perante o público. O seu olhar diz respeito à construção e invenção do Brasil – quais seriam os movimentos e vozes do grande número de imagens que em mais de cinco séculos foram capazes de criar certas ideias sobre o que seria o Brasil, os brasileiros e a brasilidade?
25 + 26 fevereiro . masterclass com Trajal Harrell (em parceria com Serralves). mala voadora
A malavoadora.porto associa-se à Fundação de Serralves com o acolhimento da Masterclass com o coreógrafo americano Trajal Harrell, nos dias 25 e 26 de fevereiro. As sessões da Masterclass relacionam-se com a apresentação da peça JUDSON CHURCH IS RINGING IN HARLEM (MADE-TO-MEASURE) nas Galerias do Museu, em Serralves, no dia 27 de fevereiro.
SHOWBUSINESS é um projeto artístico de intervenção social concebido pela mala voadora, em parceria com a Escola de Comércio do Porto e a A3S - Associação para o Empreendedorismo Social e a Sustentabilidade do Terceiro Sector, e cofinanciado pela Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do programa PARTIS - Práticas Artísticas para a Inclusão Social.
30 (16:30) janeiro . plataforma artística Colon of Duty dos Rabbit Hole . malavoadora.porto
"Sexta-feira, dia 30 do dito mês de Janeiro do ano da Graça de 2016, às 16 horas mais ou menos, houvemos vista a ilha dos Trópicos de Cancro, segundo o dito de Nicolon Kidman, a pilota."
18-25 janeiro . residência Uma Gaivota pela Estrutura . malavoadora.porto
“Uma Gaivota” resulta do convite dos criadores da Estrutura (Cátia Pinheiro e José Nunes) a Pedro Zegre Penim, para a criação de um espetáculo que tem como ponto de partida o clássico de Anton Tchekhov “A Gaivota” (1896).
11-17 janeiro . residência A Constituição do Colectivo 84 . malavoadora.porto
Em A Constituição, Albano Jerónimo, Ágata Pinho, Miguel Moreira e Paulo Pinto são os heróis de uma nova sociedade, convidados a escrever uma nova Constituição, sendo que nenhum deles tem experiência na matéria.
9 (22h) + 10 (18h) janeiro . espetáculo Waltz da Voadora Compañía . malavoadora.porto
WALTZ é uma história que fala de amor e desamor, de paixões e ruturas, de vidas partilhadas e da recordação de amores perdidos.
16 + 17 dezembro (22h) . espetáculo Macha de Mariana Tengner Barros / Ballet Contemporâneo do Norte . malavoadora.porto
À imoralidade desse gesto contemporâneo de refazer a História, re-começando (“de novo”) ou despertando (“outra vez”), MACHA confrontará o natural observável com o saber oculto, criando um espaço de tensão onde a Dança™, em vez de disciplina, será culto, magia e sublimação.
5, 6, 12, 13, 16 e 17 dezembro . exposição WEB 2.0 A obra de arte e imagem consumo na era digital de António MV . malavoadora.porto
Uma obra de arte raramente acontece sem referências. Do mesmo modo uma imagem [de uma obra de arte] facilmente as perde quando atirada ao fosso infinito de dados/imagens de que é janela o browser. A renúncia forcada de estrutura de sentido a que estas se sujeitam pela velocidade do scroll, é comparável a uma cirurgia sem patologia. O córtex precisa de contexto. Por isso: uma pintura é uma pintura, uma escultura é uma escultura, uma imagem é uma imagem.
12 (22h) + 13 (18h) dezembro . espetáculo Cápsula de Rabbit Hole . malavoadora.porto
Ainda falta muito? Estamos quase? Quanto tempo falta para acabar? Em Cápsula, exploram-se as múltiplas facetas do que acaba. O fim inesperado. O fim que se anseia. O fim que não tarda em chegar, o fim que não é final e aquele que nunca mais vem.
30 novembro a 6 dezembro . residência Terreno Selvagem de Miguel Castro Caldas, Pedro Gil e Raquel Castro
Uma sala confortável, mobilada com bom gosto mas sem luxo. Ao fundo à direita, a porta que conduz ao hall. À esquerda, a porta que dá para o escritório. Entre as duas, um piano. No centro da parede, uma janela. Perto da janela, uma mesa redonda com uma poltrona e um sofá.
27 e 28 novembro . programa Uma Família Inglesa da mala voadora . malavoadora.porto
Nos seus 12 anos de atividade, a mala voadora teve várias cocriações com artistas britânicos. Os Third Angel e Chris Thorpe ocupam um lugar tão especial que constituem mesmo uma família inglesa. Chegou o momento de os programar na mala voadora.porto.
9-15 novembro . residência Baroque Musings de António MV e Lotte van Gelder . malavoadora.porto
"The seagulls were quite loud this morning."
7 + 8 novembro . Happy Together programa da mala voadora . mala voadora.porto
Happy Together é um programa concebido pela mala voadora que reúne a especulação teórica e a especulação artística em torno da ideia de “felicidade em comum”.
24 (22h) + 25 (18h) outubro . espetáculo Eurodance de Rogério Nuno Costa / BCN . mala voadora.porto
EURODANCE é uma hecatombe geopolítica e tecno-emocional, um counting down a 190 beats- per-minute em direcção ao Fim do Mundo, uma bad trip a bordo de um rave’ião Hamburgo/Ibiza com escala elíptica no Pará e aterragem de emergência para combustível em Luanda, uma droga psicotrópica também conhecida por AzeitegeistTM.
16 + 17 (22h) + 18 (18h) outubro . espetáculo Viúva, porém Honesta dos Magiluth . mala voadora.porto
Diretor de um jornal influente não consegue convencer sua filha única a deixar de velar seu marido, que morreu atropelado por uma carrocinha de picolé. O pai contrata uma ex-prostituta, um psicanalista e um otorrinolaringologista — todos charlatões — para dissuadir a filha do luto e querer se casar novamente. Como nenhum dos contratados achou uma solução para o caso, o jeito foi ressuscitar o morto para que ela, de apenas 15 anos, deixasse de ser viúva.
Candidaturas até dia 08 de outubro
A mala voadora está a promover um concurso para intervenções artísticas no seu espaço de programação, no Porto, na Rua do Almada, nº 283. Este call for art é um convite da mala voadora à participação de jovens artistas no programa HAPPY TOGETHER, um programa que reúne, sem preocupações de natureza disciplinar, a especulação teórica e a especulação artística em torno da ideia de felicidade em comum.
1 outubro (21:30) . performance in the fall the fox, e na queda raposar de Sónia Baptista . Circular Festival . mala voadora.porto
in the fall the fox, e na queda raposar é uma Performance em que a dimensão política e emocional da representação da identidade de uma pessoa, mulher, bicho, é revelada, analisada, procurada através de uma narrativa dramatúrgica pessoal, ou de uma nota biográfica que cristalizou um momento autobiográfico no tempo e o reconta, vulnerável.
24 e 25 setembro às 22h e 27 setembro às 18h . espectáculo Impostor do Projecto Ruínas . mala voadora.porto
No local de trabalho, três colaboradores disputam os pequenos poderes, subindo e descendo a escadinhas da hierarquia. Revelam-se entre os relatórios, os memorandos e o armário do economato, onde guardam as angústias das suas almas.
11-18 setembro . residência Um Triste Ensaio Sobre a Beleza de Mara Andrade . mala voadora.porto
10 setembro . apresentação final do projecto Vitória 283 uma cidade inteira dentro de uma sala . mala voadora.porto
Pode parecer que um tribunal e uma universidade não cabem numa sala, mas cabem. E ainda cabem também uma discoteca, um banco e um museu de autorretratos.
Depois de dois anos a olhar para a cidade, a visitá-la, a fotografá-la, a filmá-la, a inventá-la... agora conseguimos trazê-la inteira para dentro da Sala H da mala voadora! Sem problema.
25 (21h30) + 26 (17h) julho . espetáculo L-O-V-E de Paula Diogo . mala voadora.porto
É um retrato – se assim quisermos entender – o que aqui se propõe; mas este retrato não é psicológico; é estrutural: permite conhecer uma situação da palavra: a situação de alguém que fala por isso, apaixonadamente, diante do outro (o objecto amado), que não fala. Roland Barthes, in Fragmentos de um Discurso Amoroso
20 junho (23h30) . Festa de encerramento FITEI . mala voadora.porto
CLAIANA concerto . Puto Márcio + Puto Anderson DJset
9-20 junho . programa Expatriados do Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI) . mala voadora.porto
EXPATRIADOS é o nome mais que provisório para o nomadismo involuntário em que nos apanham todos os dias: emigrar porque o país está em crise, viajar continuamente para suprir a demanda global de trabalho imaterial, viajar continuamente para obter o salário que não conseguiríamos num só lugar, viver entre dois países para usufruir de diferentes condições de trabalho ou de direitos sociais, correr o globo para participar em mega-eventos ou correr o globo para fugir de mega-eventos. No dia da Mãe até Passos Coelho teria exclamado: “não se esqueçam de ligar o skype para falarem com as vossas mães”.
29-31 maio . espetáculo Wanted de Cátia Pinheiro e José Nunes . mala voadora.porto
Fazer uma sinopse é sempre terrível. Sobretudo para quem não gosta de criar condicionalismos e expectactivas na cabeça do espectador e pede a este que se esforce um bocadinho para contribuir – pensando, interpretando e construindo sentido, em conjunto com quem está no palco. Escrever uma sinopse é sempre um acto de comprometimento, uma criação de expectactiva, uma espécie de acordo tácito intelectualizado entre criadores e público, numa ligação entre aquilo que o público vai ver e aquilo que ele espera ver.
18-24 maio . residência Mechanical Monsters de Rui Neto . mala voadora.porto
Mechanical Monsters é a terceira criação de Rui Neto. É um discurso disruptivo a três vozes, a partir do seu próprio universo imagético e autobiográfico. #MM é uma criação “egocêntrica” e existencialista, que expõe a sexualidade, o género, os gostos e pensamentos, os pequenos crimes e frustrações, a consciência política instantânea, como num confessionário mental de pequenos horrores - sem filtros - como um post que se escreve a quente nas redes sociais ‐ impossível de prever, controlar ou apagar - sem retorno.
O multipremiado dramaturgo britânico Chris Thorpe está desde Abril e até ao final do ano em residência artística no Porto a convite da mala voadora e do Pelouro da Cultura da CMP. Chris Thorpe é um dos mais destacados protagonistas da escrita dramática inglesa contemporânea.
07 maio (21h30) . performance arte no/e o espaço público de Carla Cruz no âmbito do Festival Performance Urbana . mala voadora.porto
Carla Cruz apresenta a sua prática artística com foco numa série de gestos artísticos para/sobre o espaço público, reflectindo assim o aspecto político e estético dos seus projetos, mas também a dilatação do entendimento de público e o estreitamento do papel do participante – enquanto público da arte e cidadão.
11 abril (1h) . lançamento do livroTempus Fugit com poemas de Sónia Baptista e desenhos de Bárbara Assis Pacheco . mala voadora.porto
A performance Tempus Fugit estreou em 2012 no Jardim de Inverno do Teatro São Luiz no âmbito do Festival Temps d'Images. Foi uma co-produção entre o Festival e o Teatro São Luiz. O trabalho desenvolveu-se como uma colaboração entre a Sónia Baptista que escreveu, coreografou e interpretou e a cláudia varejão que fez o vídeo e o projecto de cena. Contou também com a colaboração de Lara Torres que fez o figurino da peça.
28-29 março . performance Terceira Via de Rogério Nuno Costa . mala voadora.porto
TERCEIRA VIA™/KOLMAS TIE™
The art of bowing to the East without mooning the West Or about Third Way™ Ethics & Aesth(Ethics)
Uma conferência de imprensa pós-apocalíptica deRiku Nuutti Koistinen [aka Rogério Nuno Costa]
18-22 março . espetáculo Ch-ch-changes de Pedro Penim com alunos do Curso de Teatro do Balleteatro . mala voadora.porto
Este exercício procura apresentar-se numa forma instável de renovação constante. Feliz Ano Novo! E recomeça. A grande interrogação proposta é se poderá haver uma presunção de que há qualquer coisa para ensinar, para transmitir, no que à arte diz respeito. A decisão de, pelo menos, tentar manter as incoerências próprias de um diálogo deste género feito em conjunto é a única justificação para o título do espetáculo, mesmo que estas incoerências se percam depois de cada um dizer o que pensa.
14 março . lançamento da Flanzine . mala voadora.porto
Em 2013, quando começou, tinha “tudo para correr mal”. A probabilidade de “tropeçar num buraco orçamental, ou embater num poste plantado por tecno-burocratas mercantilistas”, era significativa. Mas, ao que tudo indica, não tem corrido nada mal.
27-28 fevereiro . espetáculo Trojan Horse de André Mendes . mala voadora.porto
Da lenda do Cavalo de Tróia da antiguidade clássica ao virtual Trojan Horse contemporâneo, o tema da violação assume diversas tonalidades no feminino. Se o ventre oco do cavalo de madeira carregava o exército grego que no resgate de Helena, esposa de Menelau, destruiria a cidade de Tróia a partir do seu próprio centro nevrálgico
9-20 fevereiro . residência Uncertain Song de Luís André Sá . mala voadora.porto
Uncertain Song explora as diversas formas de rendição e de tentação do Homem à política e às questões sobre-vivência. A coreografia cria um percurso inusitado e parte de um corpo-princípio que procura explorar o confronto entre a opressão e a resistência aos outros que nos ocupam. Os confrontos entre o vício e a virtude, a exploração dos lugares do comprometimento e do comprometido e, simultaneamente, o distanciamento que existe entre eles são uma constante.
4-8 fevereiro . espetáculo A Boa Alma de Mónica Calle . mala voadora.porto
“Aqui ninguém sabe quem sou. Ninguém sabe quem fui, quem tive de ser. Uma cidade grande tem isso de bom: mudamo-nos de um lado para o outro e já ninguém nos conhece, podemos começar tudo de novo. Não podia continuar na rua da estação dos caminhos de ferro, nas ruas à volta da estação. E era fácil ir embora, tudo o que tenho cabe na pequena mala de viagem.” Luís Mário Lopes, in A Boa Alma
15-17 janeiro . espectáculo Romance por Máquina Agradável . mala voadora.porto
Lígia Soares irá experimentar a solo uma nova fórmula de criação teatral: o discurso desta vez não estará previamente gravado para sustentar a ausência de acção e a ficção não estará mais apontada para uma mulher de vestido sentada numa cadeira mas sim projectada numa mulher vestida de “chroma key” que mais uma vez se oferece-se ao público como um intermediário entre a realidade e o seu “efeito especial”
19-20 dezembro . espetáculo Ex Machina de Catarina Vieira e Solange Freitas . mala voadora.porto
Ex Machina pretende ser uma pesquisa à volta do conceito de deus ex machina. Pretendemos investigar as diferentes aparições e representações da figura do deus ex machina, na literatura, no teatro, no cinema
10-14 dezembro . espetáculo O Amor dos Infelizes do Teatro Bruto . mala voadora.porto
Esta é a história de uma mulher anã que vivia à sombra da piedade dos habitantes de um pequeno povo do interior. A anã, que apenas media uns oitenta centímetros, desengonçada e atrapalhada no andar, sempre a gemer de dores, era para as outras mulheres como um ser rasteiro, como uma criança que nunca cresce. Sem que fosse gente, dizia-se.
21-22 + 28-29 novembro . projeto Display de António MV e Cátia Pinheiro . mala voadora.porto
DISPLAY tem como mote a superlativação do ego do artista. Como referia Marcel Duchamp “A palavra “artista” foi inventada quando o pintor se transformou num personagem.”
28-29 novembro . espetáculo A notícia da minha morte foi um exagero de Susana Otero/BCN . mala voadora.porto
A frase, justamente adoptada como título deste primeiro trabalho de longa duração de Susana Otero, foi proferida por Mark Twain quando entrevistado após ter sido largamente noticiada a sua morte…
07-08 novembro . espetáculo Sangue na Guelra da Amarelo Silvestre . mala voadora.porto
Os muros da separação não chegam ao céu. Foi a partir desta inscrição numa igreja francesa que o texto do espectáculo nasceu. Então, construiu-se um muro imaginado, depois criou-se uma mulher e um homem que fossem nós, um lugar que fosse muitos, um tempo que fosse todos, uma guerra que fosse qualquer uma (com ou sem balas).
24-25 outubro . espetáculo Ro.ger de Carlota Lagido . mala voadora.porto
Supostamente Ro.ger não é um espectáculo, poderia antes ser uma coisa, uma coisa sem nome, sem definição, sem espaço, sem suporte, sem corpo mas não é, tem tudo isso., é tudo isso.
17 + 18 outubro . espetáculo As Filhas do Diabo de Raul Constante Pereira. Festival FIMP . mala voadora.porto
O senhor Diabo também é pai, e as suas filhas são espantosamente formosas e inteligentes, porque estão no meio de dois mundos, de duas realidades, e podem viajar de uma a outra quando quiserem.
02 outubro . espectáculo Comunidade por Maria Duarte, Gonçalo Ferreira de Almeida e João Rodrigues no âmbito do Festival Circular . mala voadora.porto
"É um bicho poderoso, este, uma massa animal tentacular e voraz, adormecida agora, lançando em redor as suas pernas e braços, como um polvo, digo: um polvo excêntrico, sem cabeça central, sem ordenação certa (natural); um grande corpo disforme, respirando por várias bocas, repousando (abandonado) e dormindo, suspirando, gemendo.
27-29 junho + 10-14, 17-21 setembro . espetáculo A Farsa pel'As Boas Raparigas . mala voadora.porto
A Farsa dá a voz à personagem Candidinha, um ser marginalizado pela sociedade em quem, sob a farsa da submissão, se condensa um discurso de ódio, de inveja e de maldade. Uma obra que se aproxima de caracteres da escrita poética e filosófica, que coloca em causa os modos de representação do real para se afirmar como uma meditação sobre a metafísica da dor e sobre o absurdo da condição humana, dentro da qual as coordenadas de tempo, espaço, intriga ou personagens servem de cenário universal e abstracto para o drama secular da luta do homem entre o sonho e a desgraça.
Vitória 283 é um projecto artístico da mala voadora dirigido a crianças da zona histórica do Porto, implementado em parceria com o Centro Social de Nossa Senhora da Vitória (CSPNSV) e a A3S - Associação para o Empreendedorismo Social e a Sustentabilidade do Terceiro Sector, e co-financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do programa PARTIS - Práticas Artísticas para a Inclusão Social.
18-22 agosto . residência Ro.ger de Carlota Lagido . mala voadora.porto
Supostamente Ro.ger não é um espectáculo, poderia antes ser uma coisa, uma coisa sem nome, sem definição, sem espaço, sem suporte, sem corpo mas não é, tem tudo isso., é tudo isso.
31 julho-1 agosto . espectáculo Infinito Besos de Tania Árias . Citemor . . mala voadora.porto
Como tirar partido de uma bailarina?
Partindo do que resta de bailarina em mim, lanço um convite a várias pessoas para que ressuscitem, incinerem ou semeiem utilizando o meu corpo.
30 julho 2014 . mala voadora.porto . filme Montemor de Ignasi Duarte, no âmbito do Citemor
Um filme feito de planos misteriosos e sons que se perdem ao longe, familiares às personagens imersas num dia-a-dia rural. Vemos um homem caminhar pelo campo, um artesão concentrado no seu ofício enquanto aplica uma ideia à madeira, matéria por domar, natureza pura à espera dos sonhos do Homem.
11-15 junho 2014 . espectáculo protocolo da mala voadora . mala voadora.porto
Um actor e uma actriz recebem o público na sala, e declaram a sua vontade de agradar ao público. “Estamos aqui para agradar” – repetirão ao longo do espectáculo. Para isso, relatam um dia na vida de Luís XIV, o Rei Sol.
7-8 junho . espetáculo End of Transmission de Mariana Tengner Barros/BCN . malavoadora.porto
Em 2014, Mariana Tengner Barros irá desenvolver uma parte da trilogia “Banality Show” em colaboração com o Ballet Contemporâneo do Norte. End of Transmission será uma peça de dança para 4 intérpretes, que irá de encontro aos conceitos de solidão, isolamento, alienação e delírio associados ao vazio que se vai instalando quando se pensa na passagem do corpo privado para o corpo público.
11-13 abril . espectáculo Indicação para se perder de Constança Carvalho-Homem e Teresa Coutinho . mala voadora.porto
Poucos terão sabido dilatar este intervalo de modo tão contínuo e obstinado como Marguerite Duras. Criadora de um extenso universo ficcional que percorre o romance, o teatro, a escrita para cinema e a realização, numa prática de diluição dos géneros e de reconfiguração quase permanente de motivos e personagens que lhe eram caros, Duras fez emergir uma voz tão discernível quanto sua - essa espécie de narração-fala, texto-dicção.
27-29 março 2014 . mala voadora.porto . espectáculo Conspurcados de Joclécio Azevedo/BCN
Conspurcados lida com a noção da procura de emancipação ao domínio das aparências. Corpos conspurcados, corpos impuros, corpos abjetos, corpos na iminência de se deixarem consumir pela voracidade das imagens que produzem.
3-7 fevereiro e 7-11 março . residência Oslo – fuck them all de Mickael de Oliveira e Nuno M. Cardoso . mala voadora.porto
Oslo – fuck them all and everything will be wonderful é sobre "tudo" o que não retrata: a relação entre uma mãe, de cuidados obsessivos, e a sua filha, cujo estado é enigmático. Ambas vivem numa casa, longe da cidade, visitada por várias pessoas, uma amiga da família e quatro homens com funções distintas.
26-27 janeiro 2014 . mala voadora.porto . workshop B With People ministrado por Marcelo Evelin, produzido pela Fundação de Serralves
O workshop será centrado nas questões teórico-práticas que estimularam a sua última criação “de repente fica tudo preto de gente”. As ideias de Elias Canetti no livro “Massa e Poder” e a formação de uma massa disforme de singularidades, vão ser elementos abordados neste encontro com o coreógrafo brasileiro.
24-25 janeiro 2014 . espectáculo O decisivo na política não é o pensamento individual, mas sim a arte de pensar a cabeça dos outros (disse Brecht). da mala voadora . mala voadora.porto
Primeiro espectáculo de um ciclo sobre identidade, tem o formato de um comício. Excertos de discursos de múltiplos chefes de estado do século XX (de Estaline a Mandela, de Mussolini a Arafat) sucedem-se sem que se perceba onde acaba um e começa o seguinte, independentemente do que julgamos ser a pertinência de cada.
5-6 dezembro 2013 . espectáculo Os Justos da mala voadora . mala voadora.porto
A partir da peça de Camus, Os Justos foi o primeiro espectáculo encenado por Jorge Andrade, sem cenógrafo, sem figurinos, sem nenhum técnico a operar o espectáculo, com um programa distribuído dentro de um saco de plástico preto e com um cartaz feito com a fotografia de um caixote.
30 novembro 2013 . espectáculo Paraíso 1 da mala voadora + Association Arsène + Simon Rummel . mala voadora.porto
mala voadora + Association Arsène + Simon Rummel
Jorge Andrade é português, Odile Barbelley francesa e Simon Rummel alemão. Paraíso 1 é um musical a três vozes em que se descreve uma paisagem. Inventar uma paisagem, ou o paraíso, é inventar o modo de os descrever.
30 novembro 2013 . espectáculo Título e Escritura da mala voadora + Teatro Oficina . mala voadora.porto
mala voadora + Teatro Oficina
O protagonista de Título e Escritura surge no palco como um viajante que, na sua errância, encontra o público da sala. Explora essa situação. Deambula por coisas que lhe ocorrem. Sobretudo sobre o seu próprio passado.
7-20 outubro . residência €TRASH de Rogério Nuno Costa . mala voadora.porto
€TRASH é uma hecatombe geopolítica e tecno-emocional, um counting down a 190 BPM em direcção ao Fim do Mundo™, uma bad trip a bordo de um rave’ião Hamburgo/Ibiza com escala elíptica no Pará e aterragem de emergência para combustível em Luanda, uma droga psicotrópica também conhecida por Azeitegeist™
9-14 setembro . residência Prospecção # 5 de Miguel Loureiro . mala voadora.porto
Prospecção # 5, Gaia, Margem. // Na sequência das anteriores, também esta deambulação pelas margens do Douro de Gaia se fará de colectas, captação de imagens, sons, registo de odores, impressões de conversas, ocupação de tempo num determinado perímetro geográfico. O resultado será uma pequena comunicação arqueológica mais ou menos ficcionada à semelhança de qualquer peça de teatro.
20 julho . performance O Tesouro de Susana Mendes Silva . mala voadora.porto
A performance "o tesouro" revisita o envolvimento de René Huyghe (1906-97), conservador de pintura do Louvre, na evacuação das obras do museu durante a segunda guerra mundial.