Português / English

mala voadora

World Stage Design 2022

World Stage Design (WSD) é um evento associado à OISTAT - Organização Internacional de Cenógrafos, Arquitetos e Técnicos de Teatro, que se realiza de quatro em quatro anos e que já passou por 4 cidades: Toronto, Canadá (2015), Seul, Coreia do Sul (2009), Cardiff, País de Gales (2013) e Taipei, Taiwan (2016). A quinta exposição WSD realiza-se este ano, em Calgary, de novo no Canadá, de 6 a 16 de Agosto. A seleção dos trabalhos expostos resulta de um concurso aberto a cenógrafos e, para esta edição, José Capela viu selecionado o cenário do espetáculo DINH€IRO da mala voadora.

DINH€IRO é um espetáculo dirigido por Jorge Andrade e protagonizado pelas personagens da série televisiva Dallas, em torno da relação entre performance – designadamente mediática – e poder. Ou entre entretenimento e política. Para criar um contexto para a intriga internacional da peça, optou-se por inseri-la dentro de uma nota americana, processo através do qual a Casa Branca passou a ser Southfork – o rancho onde mora a família Ewing. As cadeiras e os telefones são dourados, as colunas de som têm chifres como o gado, ou como as caveiras de animais espetadas num pau no deserto.

Todo o processo associado a este cenário foi ironicamente próximo da contrafação. Por um lado, a grande nota que constituía o cenário obrigou a um trabalho de edição no Photoshop altamente dificultado por todos os bloqueios que os aparelhos e programas acionam quando identificam notas. Por outro lado, a impressão do grande telão na gráfica pareceu-se com a produção de dinheiro falso – uma produção aqui ampliada para uma escala gigantesca. Falsificação literalmente “à grande”.

mais info: https://wsd2021.ca/

Agenda

6 a 16 de Agosto . Universidade de Calgary, Canadá