Português / English

mala voadora

WINDOWS, de José Capela

de 11 de dezembro de 2020 a 28 de fevereiro de 2021 . WINDOWS, de José Capela . Representação Oficial Portuguesa na PQ19 - Quadrienal de Praga Performance Design and Space . MNAA - Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa)

Depois de representar Portugal na Quadrienal de Praga 2019, a instalação WINDOWS, de José Capela, é agora apresentada em Portugal de 11 de dezembro de 2020 a 28 de fevereiro de 2021, no MNAA – Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa, seguindo-se uma apresentação no Porto, de 12 de março a 4 de abril de 2021, na mala voadora.

WINDOWS, com autoria de José Capela, é o projeto que representou oficialmente Portugal na 14.ª Quadrienal de Praga Performance Design and Space – a mais importante mostra internacional de cenografia e arquitetura teatral - que decorreu de 6 a 16 de junho do ano passado, dedicada ao tema “Imaginação, Transformação, Memória”, sob direção-geral de Pavla Petrová.

Comissariada pela Direção-Geral das Artes, a representação portuguesa integrou a secção “Countries” da PQ, tendo ocupado, pela primeira vez, a área central do principal espaço expositivo, considerado o coração da Quadrienal de Praga desde que foi fundada, em 1967. A Quadrienal de Praga 2019 estimou uma participação total de 70.000 espetadores, tendo cerca de 15.000 visitado o Pavilhão Central e assistido à instalação de José Capela. A representação oficial portuguesa contou ainda com o lançamento do Catálogo “WINDOWS: JC+JCD”, uma edição de José Capela e José Carlos Duarte.

O catálogo W: JC + JCD que acompanha a instalação Windows é um livro de fotografias de José Carlos Duarte em torno do trabalho de cenografia de José Capela. Conta com um prefácio de Graça Fonseca, Ministra da Cultura, com um texto escrito em coautoria por Filipe Figueiredo e Cosimo Chiarelli, um texto de João Cabeleira e um último do próprio cenógrafo. O catálogo integra, enquanto objeto, a instalação Windows.

WINDOWS é uma instalação “constituída por um conjunto de contentores espelhados com uma dupla função enquanto dispositivos: (1) eles são um pedaço de paisagem que reflete a paisagem em seu redor e (2) cada contentor tem uma forma que é deduzida dos mecanismos de visão e/ou representação usados nos cenários que, em miniatura, podem ser vistos no seu interior”.

© Imagem: José Carlos Duarte

Ficha

concepção José Capela, com assistência de João Pedro Fonte . edição de imagem António MV e José Carlos Duarte . luz Rui Monteiro . construção das maquetas João Pedro Fonte e Mário Ortega, com assistência de João Ortega . construção das estruturas Américo Castanheira, Braselino Ramalho, Cláudio Santos, Luísa Rodenas e Valdemar Santos . produção e coordenação técnica João Pedro Fonte . produção mala voadora: Patrícia Costa, Pedro Jordão e Andreia Bento