Português / English

mala voadora

Wilde

dias 29 e 30 de março às 20:00 . Wilde . mala voadora & Miguel Pereira . Théâtre National du Luxembourg

Lady Windermere’s Fan é uma peça de Oscar Wilde que critica as convenções da sociedade vitoriana: o moralismo das “reputações” e a redução da “virtude” a uma questão de aparência. Em vez de um final feliz que resulte da “reposição da verdade” pelo herói, Oscar Wilde constrói um enredo em que a felicidade das personagens é garantida pela ardilosa construção de uma mentira por uma mulher de reputação duvidosa.

Para retratar esta realidade vitoriana que lhe é distante, a mala voadora partiu da versão radiofónica da peça de Oscar Wilde produzida pela BBC Radio 7 e dirigida por David Johnson. Partiu de um registo de uma performance do passado, ela própria uma apropriação de uma peça do seu passado. No espetáculo, um grupo de atorxes e bailarinxs tentam apropriar-se dessa gravação e, para isso, recorrem a playback, tentam sobrepor-se à gravação, limitam-se a fazer ações, cantam em registo de opereta e dançam. A mala voadora deu ainda a todas as personagens a mesma aparência de uma mulher idealizada – feminina e elegante – confundindo assim as diferenças entre bons e maus, homens e mulheres, novos e velhos. E convidou o bailarino e coreógrafo Miguel Pereira para, juntos, fazermos este espetáculo que celebra a diferença e aquilo que nos é distante.

© Fotografia: José Carlos Duarte

Ficha

direcção Jorge Andrade e Miguel Pereira . a partir de Oscar Wilde . com Carla Bolito, Joana Bárcia, Jorge Andrade, Maria Matos, Miguel Pereira, Nuno Lucas e Tiago Barbosa. cenografia José Capela . figurinos José Capela, com execução de Eduarda Carepa . luz Daniel Worm d’Assumpção . banda sonora Jari Marjamäki . fotografia de cena José Carlos Duarte . produção mala voadora e O Rumo do Fumo. co-produção Culturgest e Teatro Viriato . residências Fórum Dança, alkantara e Negócio (ZDB)