Português / English

mala voadora

Universal Declaration of Human Rights

Quem tem direito a definir o que são os direitos humanos? Não há uma resposta fácil para esta pergunta. As ideias sobre o que está certo ou errado no modo como as pessoas se organizam e inter-relacionam variam muito de cultura para cultura, e a possibilidade de uma comunhão de valores (políticos, sociais, espirituais) é tão mais difícil quanto mais se tenta alcançar uma “universalidade”. A escolha de um grupo de pessoas que possa definir os direitos humanos coloca um problema de representatividade e, no que toca à representatividade das minorias, evidencia os limites da própria democracia representativa. Para além disso, os limites do que se considera “humano” levantam dúvidas, na medida em que deverão considerar-se direitos de outras entidades diretamente implicados na ação humana.

A mala voadora propõe-se recuar até à década de 1940 – até ao fim da Segunda Guerra Mundial – para revisitar as discussões que, no seio das Nações Unidas, deramorigem à Declaração Universal dos Direitos Humanos. Um grupo de atores reúne-se numa assembleia onde recria essas discussões, de acordo com o descrito nas respetivas atas e verbatins. Progressivamente, as intervenções dos representantes dos diversos países irão transformar-se em música. Encontrar a redenção para a História nos sons das palavras.

 

Ficha

direção Jorge Andrade, com assistência de Pedro Moldão . apoio dramatúrgico Statt Miller . com Céline Camara, David Pereira Bastos, Jani Zhao, Jerome Varanfrain, Jorge Andrade, Magaly Teixeira, Manuel Moreira, Maria Ana Filipe, Mariana Magalhães, Pedro Moldão, Rita Reis, e, na versão portuguesa, Ana Isabel Arinto, Bruno Soares Nogueira, Carla Gomes, Carolina Cunha e Costa, Carolina Ferraz, Francisco Goulão, Marco Augusto, Maria Toscano, Sara Belo, Statt Miller, Tomás Barroso . banda sonora / direção musical Batida | Pedro Coquenão . cenografia José Capela, com edição de imagem de António MV . figurinos José Capela . luz João Fonte, com consultoria de Wilma Moutinho . direção técnica João Fonte . apoio técnico Luís Rabaçal . operação de som Diogo Cocharro . direção de projeto Eva Nunes . produção executiva Joana Horta . assistência de produção e comunicação Sofia Freitas . coprodução Culturgest e Théâtre à Esch - Luxembourg . apoios Comuna Teatro de Pesquisa, Escola do Largo, GrooveOn, _teatromosca_, Vamusica . agradecimentos Maria Jorge . A mala voadora é uma estrutura financiada pelo Governo de Portugal – Ministério da Cultura/Direção-Geral das Artes e é associada d'O Espaço do Tempo.

Agenda

7 e 8 de Junho . 20:00 . Escher Theater, Luxemburgo

28 a 30 de Setembro . 21:00 . Culturgest, Lisboa