Português / English

mala voadora

Uma Família Inglesa 2021 na Guarda

Levamos a nova edição de Uma Família Inglesa ao Teatro Municipal da Guarda. Contra o Brexit e contra as restrições de circulação internacional impostas pela pandemia, a família tende a alargar-se. Já não há só ingleses na família. É assim que entendemos as famílias: plurais, diversas, abertas a casamentos transatlânticos, ou a outros. Está cá um cúmplice desde sempre – Chris Thorpe – mas damos as boas vindas ao norte-americano James Baldwin, a quem vamos dar voz através de uma reincarnação teatral, e ao brasileiro Alex Cassal, que escreveu inFausto para a mala voadora.

Nesta edição, os espetáculos da mala voadora que apresentamos têm um denominador comum de natureza política: todos eles se opõem à tendência fascizante com que o mundo atulamente se defronta. Apesar de a mala voadora não orientar a sua atividade seguindo parâmetros tão funcionais como a atualidade política, é isso que vai acontecer. Mas entendemos que, na arte, a pertinência política de um determinado tema ou abordagem temática só faz sentido na medida em que esse tema ou abordagem implicarem, simultaneamente, uma reinvenção teatral. No teatro, o interesse não está na política em si (ela tem os seus próprios contextos operativos), mas sim a tensão que pode estabelecer-se entre conteúdos políticos e objeto artístico.

Welcome to our 2021 English Family!

Agenda

Dia 13 de Dezembro:

17h . TELECULINÁRIA . Maria Jorge / Chris Thorpe

19h . Leitura de CORNUCÓPIA . Jorge Andrade (com estreia marcada para 2022)

21h . HAS THE AMERICAN DREAM BEEN ACHIEVED AT THE EXPENSE OF THE AMERICAN NEGRO? . Jorge Andrade / José Mata e Marco Mendonça (espetáculo em inglês)

Dia 14 de Dezembro:

17h . THE FUTURE SHOW . Jorge Andrade / Deborah Pearson (espetáculo em inglês)

19h . INFAUSTO . Jorge Andrade / Alex Cassal