Português / English

mala voadora

UMA FAMÍLIA INGLESA 2019 . Locker Room Talk

4 de outubro às 21:00 + 5 de outubro às 19:00 . espetáculo Locker Room Talk da mala voadora . Mosteiro S. Bento da Vitória

“Conversa de balneário” poderia ser a tradução de Locker Room Talk, o título deste texto de Gary McNair, um dos mais notáveis dramaturgos escoceses da atualidade. Conversas entre homens, sobre mulheres. É chocante pelo seu conteúdo machista ou misógino, e é chocante pelo modo como nos confrontamos com o facto de esses conteúdos serem mais expectáveis do que gostaríamos. Homens a falar de mulheres com o à vontade obsceno com que muitos o fazem em conversas entre homens, ou com o à vontade obsceno com que Donald Trump usou a expressão “Grab her by the pussy” sem saber que estava a ser ouvido. Aquilo a que se chama “masculinidade tóxica”. Aqui, essas conversas são reproduzidas por mulheres. São deslocadas para um “lugar de fala” feminino, fazendo-se coincidir a locução das palavras com o seu objeto. É isso que a mala voadora propõe a quatro atrizes portuguesas.

© Imagem: Isaque Pinheiro, Made for it (2002)

M/18

Ficha

direção Jorge Andrade, com assistência de Maria Jorge . texto Gary McNair . tradução Marco Mendonça . com Crista Alfaiate, Isabél Zuaa, Mariana MagalhãesTânia Alves . cenografia e figurinos José Capela . luz Rui Monteiro . produção Andreia Bento, Mariana Dixe e Patrícia Costa . coprodução Teatro Nacional São João . apoio financeiro Câmara Municipal do Porto / Criatório . A mala voadora é uma estrutura financiada pelo Governo de Portugal – Ministério da Cultura/Direção-Geral das Artes e associada d'O Espaço do Tempo.