Português / English

mala voadora

UFI 2020

de 25 de setembro a 4 de outubro . UMA FAMÍLIA INGLESA 2020 . mala voadora . coprodução TNSJ . apoio Câmara Municipal do Porto / Criatório

Apesar dos bem intencionados esforços de algumxs artistas e instituições, nós na mala voadora não encontrámos nenhum modo de reagir à presente pandemia senão considerando-a uma desgraça para o teatro. E temos vindo a cultivar uma aparente paralisia. Publicamente, optámos por não fazer. Dedicámo-nos antes a pensar sobre o futuro, a planeá-lo, acreditando que iremos voltar a estar juntos sem assepticismos e sem necessidade de produzir “remendos de teatro” em vez de teatro. Esta nova edição de Uma Família Inglesa constitui o nosso regresso ao contacto com o público. Mesmo no presente contexto, conseguimos garantir que a família voltasse a reunir-se. Aproveitámos para fazer uma reunião da “família nuclear”, reforçada na cidade pela feliz parceria com o TNSJ, que se torna nosso coprodutor.

Em 2017, a mala voadora previu dedicar 2020 a “fins” – o modo como as histórias terminam, a morte, o fim das civilizações, o fim do mundo. Preferíamos que ele tivesse menos conexões com o presente, mas é este o tema que está a orientar a nossa atividade como artistas e programadores de Uma Família Inglesa:

- Em EVERYTHING NOT SAVED WILL BE LOST (texto de Kieran Hurley para a mala voadora), prepara-se o abandono do planeta Terra pela espécie humana.

- Em FESTIVAL, a mala voadora inventa uma empresa que inventa vidas depois da morte (a partir de Sum do neurocientista David Eagleman).

- Em TURMA DE 95, Raquel Castro tenta descobrir que destino tiveram xs colegas que aparecem numa sua antiga “fotografia de turma” (um remake autobiográfico de um espetáculo de Alexander Kelly / Third Angel).

- Em OFF, partindo do texto Dying que Chris Thorpe escreveu para a mala voadora, contamos uma história de ficção científica sobre o fim de uma mulher.

- Em ODD SIZE BAGGAGE, António MV expõe pinturas apagadas.

São muitas coisas a acabar. O mundo pode muito bem estar a acabar. Mas nem por isso vamos deixar de fazer teatro. O primeiro e o último espetáculos deste programa são ambos estreias da mala voadora.

© Imagem: António MV

Agenda

EVERYTHING NOT SAVED WILL BE LOST de mala voadora + Kieran Hurley + João Ferro Martins [estreia]
na mala voadora . 25 setembro 19:00 . 26 setembro 21:00 . 27 setembro 21:00

FESTIVAL de mala voadora
no TeCA . 25 setembro 21:00 . 26 setembro 19:00 . 27 setembro 16:00

TURMA DE 95 de Raquel Castro
no Mosteiro de São Bento da Vitória . 29 setembro 21:00 . 30 setembro 19:00 . 1 outubro 21:00

OFF de mala voadora e Chris Thorpe [estreia]
no TeCA . 02 outubro 21:00 . 03 outubro 19:00 . 04 outubro 16:00

ODD SIZE BAGGAGE de António MV [exposição]
na mala voadora . de 25 setembro a 4 outubro . 16:00 - 19:00