Português / English

mala voadora

Residência - Fernando Gandasegui

de 15 de julho a 20 de setembro . residência de Fernando Gandasegui, no âmbito da plataforma InResidence da Câmara Municipal do Porto . mala voadora

A mala voadora recebe, entre 15 de julho e 20 de setembro, o artista espanhol Fernando Gandasegui para que ele desenvolva, no Porto, o seu projeto El Resto. Constatando que a produção artística nunca resulta de um caminho linear em direção a um objetivo, mas sim dos despojos colaterais desse caminho – aquilo que podem ser considerados “restos” – Gandasegui propõe-se adotar, à partida, um desvio de objetivo: sendo um artista vocacionado para a dramaturgia, propõe-se fazer uma cadeira. A mala voadora vai acompanhá-lo nessa experiência e, ao mesmo tempo, contar com ele para acompanhar o desenvolvimento dos projetos em torno do dinheiro que tem em mãos neste ano de 2019. A nossa posição crítica em relação ao positivismo financeiro (e artístico!) encontra-se com o anti-positivismo do projeto El Resto de Gandasegui.

Ficha

Fernando Gandasegui, espanhol, deambula entre a criação, a curadoria e a crítica de artes visuais. Coordena a comunidade cénica Teatron. Foi codiretor artístico do Teatro Pradillo, em Madrid, e do coletivo PLAYdramaturgia, apresentando o seu trabalhoo no CA2M, La Casa Encendida, o Festival TNT, o Sâlmon<, Artium ou o Centro Cultural de España em La Paz. Foi coprogramador da iniciativa La Plaza de Matadero do célebre centro cultural madrileno. También escreve no seu blog e desenvolve programas site-specific que designa como “gestão de contextos”.