Português / English

mala voadora

protocolo

Um actor e uma actriz recebem o público na sala, e declaram a sua vontade de agradar ao público. “Estamos aqui para agradar” – repetirão ao longo do espectáculo. Para isso, relatam um dia na vida de Luís XIV, o Rei Sol. Explicam como o monarca criou o mais sofisticado sistema de etiqueta da história, como a etiqueta tem como fundamento a consideração pelos outros, como o Rei usou esse sistema como instrumento de poder, e como a progressiva simplificação da etiqueta acompanhou uma progressiva massificação cultural. Como é de agrado que se trata, fazem-no espectacularmente, com música, coreografias e fatos adequados. Ao mesmo tempo, tentam clarificar o seu papel face à audiência a quem querem agradar, ali, naquela sala; tentam perceber a quem devem agradar: se a uma elite cultural, se às “massas”, se... O fundo do espectáculo é um espelho no qual a audiência, nele reflectida, vai assumindo o papel de vários tipos de público.

Ficha Técnica

direcção Jorge Andrade . em colaboração com Victor Hugo Pontes . apoio dramatúrgico David Cabecinha e Fernando Villas-Boas . com Anabela Almeida e Jorge Andrade . cenografia José Capela, com fotografias de José Carlos Duarte . figurinos José Capela, com execução de Guilhermina Rocha Gomes . luz João d’Almeida, com operação de Daniel Varela e montagem de Renato Marinho . banda sonora Rui Lima e Sérgio Martins . imagem de divulgação Isaque Pinheiro: Colarinho Branco (2008) . vídeo de divulgação Jorge Jácome e Marta Simões . fotografia de cena José Carlos Duarte . produção Manuel Poças e Joana Costa Santos . assessoria gestão/programação Vânia Rodrigues . co-produção Festival Alkantara e Teatro Nacional D. Maria II . apoio BCN, Culturgest e Teatro Nacional São João

Agenda

08-10 abril 2015 . 4.ª e 5.ª às 20h e 6.ª às 21h . espectáculo Protocolo da mala voadora . Teatro Hermilo Borba Filho (Recife, Brasil) 

11-15 junho 2014 . espectáculo protocolo da mala voadora . mala voadora.porto

3-8 junho 2014 . espectáculo protocolo da mala voadora . Alkantara Festival no Teatro Nacional D. Maria II