Português / English

mala voadora

LOBBY

mala voadora está aberta a propostas artísticas para apresentação no seu espaço no Porto no âmbito do LOBBY, um programa que decorrerá entre 22 e 30 de maio de 2020, destinado a projetos de artes performativas que sejam inéditos na cidade. Serão selecionados 5 projetos, a apresentar em vários espaços do edifício da mala voadora. As candidaturas decorrem até 10 de fevereiro de 2020


Objetivos

Apoiar a criação artística e em particular projetos de menor visibilidade ou habitualmente pouco presentes no circuito institucional. Aprofundar a relação do espaço e do projeto da mala voadora com a cidade e o tecido artístico nacional. Estimular o contacto entre artistas e a sua relação com programadores e público. Promover o debate e o cruzamento de públicos através da interseção entre discurso crítico e prática artística.

 

Condições

Serão selecionados 5 projetos, sendo a cada um atribuídos 1500€ (contra recibo) e apoio técnico e logístico na sua montagem, apresentação e desmontagem. Cada projeto terá duas apresentações num dos 3 espaços do edifício: Sala H (black box, com bancada), Sala G (white box, sem bancada), Estúdio. A operação dos espetáculos deverá ser assegurada pela entidade acolhida. A mala voadora assegurará a promoção e divulgação dos projetos integrados no programa. Será ainda reservado um período de ensaios prévios para os projetos selecionados que desejem trabalhar nos espaços que lhes tiverem sido destinados.

Candidaturas

As candidaturas estão abertas a estruturas e artistas com trabalho desenvolvido na área das artes performativas, privilegiando-se projetos habitualmente pouco presentes no circuito institucional. As propostas devem especificar qual o espaço a que se destinam e indicar os requisitos técnicos. Não há limitações de formato mas as propostas devem ter em conta o espaço e as condições técnicas disponíveis (descarregar informação). Os espaços poderão ser visitados até 31 de janeiro de 2020 mediante marcação prévia. As candidaturas deverão ser feitas até às 23h59 de 10 de fevereiro de 2020, através de correio electrónico, com os seguintes elementos num só documento:

- Apresentação detalhada do projecto (máx. 4 páginas)

- Currículos da estrutura e/ou da equipa artística (máx. 2 páginas)

- Links de trabalhos anteriores (facultativo)

- Contactos

As candidaturas, marcação de visitas ou pedidos de informação deverão ser feitos através do e-mail marianadixe@malavoadora.pt

 

Seleção

Serão critérios de seleção a pertinência e a qualidade artística da proposta, o percurso das equipas e a exequibilidade dos projetos tendo em vista a sua apresentação nos espaços da mala voadora. Os resultados serão anunciados no site da mala voadora a 21 de fevereiro de 2020 e os candidatos serão notificados por correio electrónico.

 

Calendarização

Visitas ao espaço: até 31 janeiro 2020

Candidaturas: até 10 fevereiro 2020

Dado o grande volume de propostas recebidas, e para garantir a devida atenção a cada uma, a seleção dos projetos a apresentar no âmbito do LOBBY será adiada uma semana e anunciada sexta-feira 28 de fevereiro.

Resultados: 28 fevereiro 2020

Período de ensaios: sob marcação

Apresentações: 22 a 30 maio 2020

 

Disposições gerais

A mala voadora reserva-se ao direito de decisão sobre a distribuição final dos espaços e horários de cada projeto. A mala voadora garante a confidencialidade dos dados fornecidos pelos candidatos. A mala voadora declina toda e qualquer responsabilidade por eventuais violações de direitos de autor em que possam incorrer as obras apresentadas pelos candidatos. A participação no programa promovido pela mala voadora está condicionada à aceitação deste regulamento e à assinatura de termos de responsabilidade relativos à utilização devida dos espaços de apresentação e à autoria dos projetos.

A mala voadora é uma estrutura financiada pela Direção Geral das Artes | Ministério da Cultura