Português / English

mala voadora

Lebre + Hare + Hermai

Alexandre Pieroni Calado e João Ferro Martins apresentam na mala voadora a sua nova criação “Lebre” e, paralelamente, um concerto de música e a apresentação de um livro, intimamente relacionados com o espetáculo.

 

HARE+HERMAI

Em estreita articulação com o espetáculo “Lebre - Lances de Hermes”, a A+ /Artes e Engenhos propõe a realização de um concerto de música, expandindo de modo muito natural o formato de apresentação pública da investigação levada a cabo. Esta atividade, que acompanhará o mencionado espetáculo nos seus outros lugares de apresentação para lá da Mostra de Teatro de Almada, irá permitir a realização de registos sonoros ao vivo, que irão ser incluídos no disco em formato digital “HARE – Can I Live”, constituindo um outro modo de disseminação da pesquisa artística proposta. Na mesma data da realização do concerto, será também feita a apresentação do livro “Hermai”, volume elaborado no âmbito do mesmo projeto e contendo materiais textuais e gráficos relacionados com o referido espetáculo.

 

LEBRE

LEBRE - Lances de Hermes é um espetáculo da palavra enquanto imagem-tempo, de hip-hop filosófico, de teatro de cabaret para os cidadãos digitais. O projeto toma como ponto de partida a ideia de que estamos numa era da velocidade e da comunicabilidade, que são atributos da figura mitológica de Hermes; sob outra perspetiva, assume um diagnóstico de inflação hermética, na medida em que a cultura contemporânea do ocidente sofre de manipulação da informação, de dissolução de valores, de comodificação da cultura e das artes. Alexandre Pieroni Calado e João Ferro Martins aprofundam neste projeto uma reflexão sobre o tempo presente a partir da revisitação da tradição greco-latina já encetada em O Declive e a Inclinação – Fragmentos do mito de Sísifo e A Morte nos Olhos – sobre o mito de Perseu e Medusa. Agora, Lebre – Lances de Hermes é um oratório-downtempo que investiga criativamente o ambíguo ascendente de Hermes na nossa época, em especial o dinamismo compulsivo e a acelerada dispersão dos regimes de verdade.

Ficha

HARE+HERMAI

voz Alexandre Pieroni Calado e José Smith Vargas . bateria e eletrónica João ferro Martins . teclados e voz Raquel Pimpão . baixo Sofia Queiroz . direção técnica Sandro Esperança . design de comunicação Miguel Pacheco Gomes . produção executiva Marta Frade . design do livro Ilhas Studio - Catarina Vasconcelos e Margarida Rêgo . produção A+ /Artes e Engenhos. financiamentos Direção Geral das Artes/Governo de Portugal, CMAlmada . apoios Latoaria, FCT-UNL, mala voadora, Duplacena, Primeiros Sintomas, RDP Antena 2, RDP África

 

LEBRE

conceção, dramaturgia, encenação, interpretação Alexandre Pieroni Calado . conceção, criação plástica, direção musical, interpretação João Ferro Martins . texto original José Miranda Justo . cocriação musical e interpretação: Raquel Pimpão, Sofia Queiroz . voz off José Miranda Justo, José Smith Vargas. design gráfico vídeo e livro Ilhas Studio - Catarina Vasconcelos e Margarida Rêgo . figurinos Marisa Escaleira . direção técnica Sandro Esperança . design de comunicação Miguel Pacheco Gomes . produção executiva Marta Frade . produção A+ /Artes e Engenhos . financiamento Direção Geral das Artes/Governo de Portugal, CMAlmada . apoios Latoaria, FCT-UNL, mala voadora, Duplacena, Primeiros Sintomas, RDP Antena 2, RDP África

 

Agenda

HARE+HERMAI (concerto + apresentação de livro) – 1 de dezembro . 19:00 . mala voadora

LEBRE (espetáculo) – 3 de dezembro . 21:30 . mala voadora