Português / English

mala voadora

I am not for loving anymore - Hosek Contemporary na mala voadora

I am not for loving anymore, a primeira exposição individual de Imogen-Blue Hinojosa no Porto, é uma resposta física e performática à violência em curso contra mulheres trans e trabalhadoras do sexo em todo o mundo. A data da primeira apresentação pública em Berlim, em setembro de 2022, marcou um ano desde a morte de Ella Nik Bayan, uma mulher trans que se autoimolou publicamente em Alexanderplatz (Berlim, Alemanha). “Penso que muitas mulheres de cor da comunidade trans se podem identificar com a história de Ella. Sofremos assédio constante e ataques violentos”, diz Hinojosa sobre sua relação com Ella. Esta tragédia teve profundas repercussões na comunidade trans e queer de Berlim devido ao seu óbvio significado político. Os funcionários públicos negaram amplamente isso, continuando, no entanto, os padrões históricos de exclusão trans da vida pública.

Esta nova série de trabalhos foi criada especialmente para a galeria Hošek Contemporary, em Berlim, depois de Hinojosa ter recebido o Prémio Hošek Contemporary 2022. Este trabalho concentra-se numa longa história de conexões entre fabricantes de tecidos e trabalho sexual. O processo criativo de Hinojosa revela técnicas históricas de confeção de tecidos que imbuíram a vida pública mainstream com as vidas de mulheres marginalizadas e profissionais do sexo que sofreram para produzi-lo. Hinojosa tece este apagamento histórico da mulher e o que significava ser uma artesã têxtil com o atual apagamento das narrativas trans, recuperando e celebrando tanto a história dessas mulheres esquecidas, como as experiências das trabalhadoras do sexo trans.

A instalação consiste em três obras de arte físicas - The Severity of Affection, Cocoon I e Cocoon II, com trabalhos em couro feitos à mão personalizados, tecidos feitos à mão pela artista no seu tear e peças de pano recicladas de profissionais do sexo trans em Londres, Irlanda e Berlim. Na noite da abertura da exposição, a artista apresentará um texto escrito ao longo dos últimos dois anos, relacionado com os temas da exposição.

I am not for loving anymore é um protesto e uma carta de amor. É uma afirmação e uma pergunta ao mesmo tempo. Inspirado a partir de um excerto de 'A girl is a half-formed thing' do romancista irlandês Eimear McBride, que relata a vida da narradora sem nome e as suas lutas com abuso psicológico, físico e sexual, Hinojosa vê o título como um posicionamento de resiliência. No seu próprio texto, ela escreve: “Às vezes, ser-te oferecida ternura parece provar que foste usado. E se? E se esse corpo na sua melhor forma for apenas o desejo que outra pessoa sente por ele?'

Mais informações: https://www.imogenblue.com

 

Ficha

exposição de Imogen-Blue Hinojosa . curadoria de Petr Hošek

 

Agenda

4 a 13 novembro . exposição aberta ao público de terça a domingo, das 14:00 às 18:00 . mala voadora

4 de novembro . 19:00 – 22:00 . abertura da exposição + performance (20:00)