Português / English

mala voadora

Festival DDD na mala voadora

A mala voadora irá ser parceira de mais uma edição do DDD – Festival Dias da Dança. Nos dias 28 e 29 de abril, acolheremos uma conversa em formato Long Table, que propõe a participação de todos os presentes. O DDD, em cocuradoria com o Festival Panorama, organiza um ciclo de 3 conversas dedicado ao futuro dos festivais, intitulado Festivais para quê? Conversas sobre (os) futuros (dos) festivais. A conversa #3 – Uma lógica (in)sustentável e a invisibilidade das escolhas decorrerá na mala voadora.

Dissemos que depois da pandemia nada poderia ficar igual, só que... talvez tenha ficado pior! É certo que depois destes dois anos questionamos o lugar e o volume do trabalho nas nossas vidas e sabemos que precisamos de mais afeto – mas como mudar? E como promover a mudança para que esta alteração se faça sem nos tornarmos numa ilha. Vivemos num mercado de estreias e num ciclo sem fim de hiperprodutividade, o capitalismo das artes quer peças novas, artistas precisam de dinheiro e por isso criam mais – é a realidade. Como resolver a realidade? Como produzir menos? Como gerar uma ecologia também do discurso artístico? E por falar em ecologia, até que ponto é que a ecologia promove exclusão? Será mais ecológico viajarmos todos de comboio para um festival, ou o festival promover apenas refeições veganas? E de que forma viajar de comboio vai impossibilitar a vinda de artistas da América do Sul ou da Ásia?

Estas conversas juntam comunidades, artistas, programadores, cientistas para pensarmos em conjunto o que queremos disto que é um Festival. Haverá duas conversas online que irão aquecer o encontro presencial durante o DDD – Festival Dias da Dança. O acesso é livre. Todas as conversas serão acompanhadas por Samuel Silva, que publicará os seus textos no blog DDD.

Ficha

com a participação de Carla Nobre Sousa & David Cabecinha / Alkantara, Dori Nigro, Kitty Furtado, Marta Cortegano, Oswaldo Marchionda, Quito Tembé . com provocações artísticas de Clara Andermatt, Diana Niepce, Djam Neguin, Gaya de Medeiros, Gustavo Ciríaco, Iara Izidoro, Né Barros, Tieta Macau

Agenda

28 e 29 de Abril . 9:30-13:30 . mala voadora