Português / English

mala voadora

Entrevista 86

de 12 a 19 de maio . Entrevista 86 - Residência + 25 de maio às 17:00 . Entrevista 86 - Leitura Pública . Patrícia Portela e Alexandre Dal Farra . mala voadora, no âmbito do FITEI

1986. 

Em Portugal, entra-se na União Europeia: disputam-se eleições entre Mário Soares, "o fixe", e Freitas do Amaral. Engolir sapos parecia ser um mal menor em prol de uma mudança radical no país e, em breve, num mundo global inteiro.

No Brasil, um ano após Sarney assumir o poder, prepara-se o território para o que desembocará na eleição de 1989, que levou Fernando Collor de Mello a Brasília. Passa também o cometa Halley, uma estrela que surge no céu e que despoleta no imaginário comum a sugestão de um milagre, um desastre iminente, ou mesmo, nada. 

A partir de uma entrevista mútua, Alexandre Dal Farra e Patrícia Portela dividirão o texto e a cena e explorarão uma certa ideia de retorno ao ano de 1986. Procurando ler em conjunto os seus passados comuns e perguntando-se e respondendo-se sobre o que têm de específico, os artistas ensaiam uma estrutura para a sua nova colaboração transatlântica.