Português / English

mala voadora

Arquivo Atlântico . programação da Hosek Contemporary na mala voadora

Arquivo Atlântico é um programa de cinema curatorial desenvolvido por Beatriz Cantinho e Túlio Rosa propondo uma seleção de filmes e vídeos que abordam os legados do colonialismo em formações sociais, económicas e políticas contemporâneas. O programa centra-se em artistas e cineastas do Atlântico Sul que, através do seu trabalho, desafiam as narrativas históricas hegemónicas e propõem uma leitura crítica do presente.

As exibições cinematográficas são uma experiência sobre formas de investigação e estudo coletivo no quadro do Arquivo Atlântico, um projeto de investigação multi-capítulos que se propõe abordar a colonialidade revisitando e envolvendo-se com diferentes materiais de arquivo – fotografias, documentos, filmes, literatura, estruturas arquitetónicas e narrativas orais – que têm o potencial de informar e problematizar o presente.

O programa completo será anunciado até setembro de 2021.

Ficha

projeto Beatriz Cantinho e Túlio Rosa . colaboração José Capela e Nuno Torres . financimento Fundação GDA (PT) e Fundação Gulbenkian . apoio Espaço do Tempo (PT), Arquipélago Centro de Artes Contemporâneas (Açores, PT), Centro Cultural do Mindelo (Cabo Verde) e com colaboração da Hosek Contemporary (DE) e da Materiais Diversos (PT).

Agenda

27 outubro . 21h . filmes . mala voadora