Português / English

mala voadora

Arquitectura e «Pessimismo» - Lançamento & Debate

24 de outubro às 18:00 . Arquitectura e «Pessimismo», de Pedro Levi Bismarck - Lançamento & Debate sobre uma condição política em arquitectura . com Sergio Fernandez, Carlos Machado, Bernardo Amaral e Inês Beleza . mala voadora

A progressiva integração da arquitectura nas estruturas político-económicas do neoliberalismo, acelerada pela crise da última década, teve impactos significativos na prática profissional e disciplinar. Ao colocar em causa os princípios e instituições do Estado social enquanto entidade mediadora e planeadora da «produção do espaço», substituindo-a pela mão invisível do mercado, o neoliberalismo pôs igualmente em crise os fundamentos políticos, éticos e disciplinares, de toda uma noção de projecto, que marcou decisivamente a experiência da arquitectura ao longo do século XX e cuja fórmula «desenho é desígnio» (Nuno Portas) é talvez a expressão mais completa e feliz. E se, por um lado, o neoliberalismo tornou obsoleto todo um campo de saber disciplinar intrinsecamente ligado ao desenho da cidade, por outro lado, ao expropriar da arquitectura a sua condição pública, isto é, precisamente, o seu desígnio, este não fez mais do que a tornar um objecto privado, ou melhor, um objecto privatizado.

É tendo como pano de fundo algumas das questões levantadas em «Arquitectura e “pessimismo”» que se pretende abrir este debate. Ao convocar um conjunto de arquitectos provenientes de diferentes quadros geracionais, procura-se cruzar e contrapor formações, destinos e experiências históricas distintas, relativamente à realidade actual e futura da arquitectura.

 

Ficha

com Pedro Levi Bismarck, Sergio Fernandez, Carlos Machado, Bernardo Amaral e Inês Beleza . apoio mala voadora / OASRN

 

Agenda

Dada a lotação do espaço (25 lugares) e de forma a garantir lugar aconselhamos a inscrição prévia até sábado às 12h, através do email stonesagainstdiamonds@gmail.com, sendo necessária a comparência 15 minutos antes do início da sessão (17h45m). A sessão irá decorrer de acordo com todas as normas previstas de higiene e distanciamento social. A transmissão online em streaming está em consideração. Mesmo não assistindo ao debate, será possível adquirir as publicações da Stones against diamonds no espaço da mala voadora durante a tarde de Sábado (16h-20h).