Português / English

mala voadora

Ad Extra . programação da Hosek Contemporary na mala voadora

31 de outubro e 1 de novembro às 21:00 . Ad Extra - Túlio Rosa & Beatriz Cantinho . mala voadora

Ad Extra aborda a política de livre movimento no espaço europeu (ad intra), em contraste com a política de endurecimento das suas fronteiras externas (ad extra). O projeto usa o marco histórico de 1989 para explorar como a sua materialidade histórica - os legados das suas imagens, o seu discurso político e social embutido - pode constituir uma ferramenta poderosa para abordar criticamente o presente.

O projeto parte da análise de fotografias tiradas durante a queda do muro de Berlim, em contraste com as feitas recentemente em Melilla, na fronteira cercada entre Espanha e Marrocos. A performance cria uma materialização visual da escala real de ambas as imagens, usando um sistema coreográfico de proporções e medidas que desenha padrões abstratos visuais dos objetos que as imagens representam. Simultaneamente, aborda as legislações e políticas da UE relativas à livre circulação de pessoas. Ao longo do tempo, a performance encena um dispositivo visual que permite o surgimento de um conjunto de relações entre imagens, narrativas e discurso político.

Ad Extra acontece no espaço entre duas imagens, no silêncio e no contraste que esse encontro produz. É uma série de deixas, de medidas e de itinerários que se desdobram no espaço, uma tentativa de dar corpo e matéria a uma narrativa encapsulada num quadro.

 © Imagem: Matias A. Donoso

 

Ficha

de e com Túlio Rosa e Beatriz Cantinho . em colaboração com Janaina Carrer e Ana Paula Camargo . coprodução DT Espacio Escénico . apoio Residencias Paraíso 2019 (Galiza) e Hosek Contemporary . residências de pesquisa Fundación Luis Seoane - Residências Paraíso (A Coruña), Kunstencentrum Vooruit (Gent, Bélgica) e mala voadora . agradecimentos José Miguel Neira, Marieke de Munck, Petr Hosek e Sonoscopia . parceria mala voadora and Hosek Contemporary . apoio Goethe Institut . A mala voadora é uma estrutura financiada pelo Governo de Portugal/Direcção-Geral das Artes, e associada d'O Espaço do Tempo . HOME SWAP tem o apoio da Câmara Municipal do Porto no âmbito do Criatório



Reserva de Bilhetes

Agenda

Abertura de Portas: 20:30
Início da Projeção: 21:00
Bilhete: 8€