Português / English

mala voadora

A Manual on Work and Happiness . residência em Pergine

de 11 de junho a 5 de julho . residência em Pergine, Itália

6 de julho . espetáculo A Manual on Work and Happiness (mala voadora + textos de Pablo Gisbert + participantes da comunidade local)

Um grupo de pessoas, seguindo um manual de instruções, faz um espetáculo. Fazer um espetáculo, por mais divertido que ele seja, dá trabalho. Para se entreterem a si próprias e ao público, elas contam histórias. Especulam sobre o que poderá ser o trabalho no futuro: quem o fará, como o fará, para quem... E é assim, entre trabalhar e falar de trabalho, que se procurará a felicidade.

A Manual on Work and Happiness estreou dia 16 de março no Teatro Apólo, em Patras (Grécia). Este espetáculo da mala voadora conta com a participação de um grupo de não-atorxs que, durante algumas semanas, tem uma experiência de trabalho performativo coordenada por Jorge Andrade. O manual necessário para a concretização do espetáculo estará disponível na plataforma http://amanualonworkandhappiness.eu. Toda a informação necessária poderá então ser descarregada gratuitamente (instruções de “encenação” + textos de Pablo Gisbert + imagens a imprimir para fazer o cenário), e qualquer grupo de pessoas, em qualquer parte do mundo, poderá criar a sua própria versão.

A Manual on Work and Happiness é coordenado pela Artemrede, cofinanciado pelo programa Europa Criativa e tem como parceiros o Festival Pergine Spettacolo Aperto (Itália), o L'arboreto (Itália) e o Teatro Municipal e Regional de Patras (Grécia).

Ficha

conceção do manual e direção . Jorge Andrade com assistência de Maria Jorge . texto . Pablo Gisbert . com Markos Gettos (GR), Clara Setti (IT), Vítor d’Andrade (PT) e um grupo de intérpretes da comunidade local . cenografia . José Capela com edição de imagem de António MV . desenho de luz . Rui Monteiro . execução de figurinos . Aldina Jesus . fotografia de cena . José Carlos Duarte . vídeo de divulgação . Jorge Jácome e Marta Simões . gestão cultural Vânia Rodrigues . direção de produção Joana Costa Santos . produção Luna Rebelo . coprodução . Artemrede (Portugal), Pergine Spettacolo Aperto (Itália), Arboreto Teatro Dimora (Itália), Teatro Municipal e Regional de Patras (Grécia) . cofinanciamento . Programa Europa Criativa da União Europeia