Revelação foi o primeiro projeto da mala voadora cuja equipa incluía performers não-profissionais, numa parceria com a Artemrede. Sucessivamente, o espetáculo foi feito com pessoas de Estarreja, Sever do Vouga, Palmela, Barreiro, Montijo, Sobral de Monte Agraço, Abrantes, Alcanena e Marvila.

Revelação parte do romance de Dostoiévski Os Demónios, publicado em 1872. Um grupo de pessoas, numa pequena cidade, reúne-se discretamente com o objetivo de debater temas do novo ideário político que agita a Rússia. Fala-se de revolução. Alguns tornam-se radicais. O grupo está ligado pelo desejo comum de um novo modelo social mas, progressivamente, a sua ação degenera. No espetáculo, as personagens interpretadas por não-profissionais são colocadas numa assembleia e as interpretadas por atores profissionais ocupam um lugar de destaque – situação que é também alvo de uma revolução (cénica).

Revelação é um espetáculo em torno de uma COMUNidade, sobre aquilo que é COMUM, e evoca o contexto cultural em que surgiu o COMUNismo.

direção Jorge Andrade a partir de Fiódor Dostoiévski, Sergey Nechayev e uma narrativa de Angela Railean com Anabela Almeida, Angela Railean, Bernardo de Almeida, Cláudia Gaiolas, Miguel Fragata e doze pessoas do local onde o espetáculo é apresentado cenografia José Capela, com execução de Nuno Palmeiro luz João d’Almeida fotografia de cena José Carlos Duarte produção Manuel Poças coprodução ArtemRede apoio LARGO residências, Espaço SOU e Taberna das Almas

datasdates

9 de junho 2012 ‧ Cineteatro São Pedro (Alcanena)

21 de setembro 2012 ‧ Cineteatro S. Pedro (Abrantes)

6 de outubro 2012 ‧ Cineteatro do Sobral de Monte Agraço

30 de novembro 2012 ‧ Cineteatro Joaquim d'Almeida (Montijo)

13 a 16 de dezembro 2012 ‧ São Luiz Teatro Municipal (Lisbon - Temps d'Images Festival)

4 de maio 2013 ‧ Auditório Municipal Augusto Cabrita (Barreiro)

10 de maio 2013 ‧ Cineteatro S. João de Palmela

1 de fevereiro 2014 ‧ Centro de Artes e Espectáculo de Sever do Vouga

15 de fevereiro 2014 ‧ Cineteatro de Estarreja