Um ator e uma atriz recebem o público na sala, e declaram a sua vontade de agradar ao público. “Estamos aqui para agradar” – repetirão ao longo do espetáculo. Para isso, relatam um dia na vida de Luís XIV, o Rei Sol. Explicam como o monarca criou o mais sofisticado sistema de etiqueta da história, como a etiqueta tem como fundamento a consideração pelos outros, e como o Rei usou esse sistema como instrumento de poder. Como é de agrado que se trata, fazem-no espetacularmente, com música, coreografias e fatos adequados. Ao mesmo tempo, tentam clarificar quem é o público à sua frente, a quem devem agradar. Começam por considerar que o público são os membros da corte de Versalhes; depois uma elite cultural; e por fim as “massas”. O fundo do cenário é um espelho no qual a audiência se vai vendo refletida no papel desses diferentes tipos de público.
direção Jorge Andrade ‧ em colaboração com Victor Hugo Pontes ‧ apoio dramatúrgico David Cabecinha e Fernando Villas-Boas ‧ com Anabela Almeida e Jorge Andrade ‧ cenografia José Capela, com fotografias de José Carlos Duarte ‧ figurinos José Capela, com execução de Guilhermina Rocha Gomes ‧ luz João d’Almeida, com operação de Daniel Varela e montagem de Renato Marinho ‧ banda sonora Rui Lima e Sérgio Martins ‧ imagem de divulgação Isaque Pinheiro: Colarinho Branco (2008) ‧ vídeo de divulgação Jorge Jácome e Marta Simões ‧ fotografia de cena José Carlos Duarte ‧ produção Manuel Poças e Joana Costa Santos ‧ assessoria de gestão e programação Vânia Rodrigues ‧ coprodução Festival Alkantara e Teatro Nacional D. Maria II ‧ apoio Ballet Contemporâneo do Norte, Culturgest e Teatro Nacional São João ‧
3 a 8 de junho 2014 ‧ Teatro Nacional D. Maria II . Alkantara Festival (Lisboa)
11 a 15 de junho 2014 ‧ mala voadora (Porto)
8 a 10 de abril 2015 ‧ Teatro Hermilo Borba Filho (Recife, Brasil)