Um grupo de artistas de vanguarda vai para a Amazónia gravar uma telenovela ecológica, com o patrocínio de muitas das maiores multinacionais do mundo “tardo-capitalista”. O espetáculo tem duas narrativas paralelas: as relações entre os artistas e o enredo da novela. Mas elas vão misturar-se. O grupo de artistas que está a recriar um empreendimento de exploração da floresta que aconteceu no passado confere tanto realismo à sua interpretação que acaba por matar animais, derrubar árvores, fazer uma caça aos indígenas e, enfim, reduzir a Amazónia a cinzas. Um dos artistas precipita-se e antecipa o final da história: um suicídio coletivo. Amazónia é um espetáculo onde se acelera a chegada do fim do mundo.

O espetáculo desenvolve-se em loop, recomeçando-se sucessivamente uma cena em que uma família toma o pequeno almoço. Como não faria sentido tratar um tema ecológico sem ser ecológico, foram seguidos princípios rigorosos de poupança de matéria-prima. Pedimos emprestados o cenário e o desenho de luz, colámos músicas que já existiam, repetimos ideias de outros espetáculos e reutilizámos figurinos. Vários objetos interpretam personagens.

texto e direção Jorge Andrade, com assistência de Maria Jorge com Bruno Huca, Isabél Zuaa, Jani Zhao, Jorge Andrade, Marco Mendonça, Tânia Alves e Welket Bungué cenografia e figurinos José Capela banda sonora Rui Lima e Sérgio Martins luz Rui Monteiro fotografias de cena José Carlos Duarte imagem de divulgação Marta Ramos vídeo de divulgação Jorge Jácome e Marta Simões direção de produção Joana Costa Santos produção Luna Rebelo apoio à produção e comunicação Jonathan da Costa assessoria de gestão e programação Vânia Rodrigues coprodução São Luiz Teatro Municipal (no âmbito da programação de Lisboa Capital Ibero-americana da Cultura 2017), Teatro Municipal do Porto - Rivoli/Campo Alegre e Theatro Circo residência O Espaço do Tempo

datasdates

9 a 19 de novembro 2017 ‧ São Luiz Teatro Municipal (Lisboa)

24 e 25 de novembro 2017 ‧ Theatro Circo (Braga)

26 e 27 de janeiro 2018 ‧ Teatro Municipal do Porto – Rivoli

7 e 8 de setembro 2018 ‧ Teatro Municipal Braz Cubas . Festival Mirada (São Paulo, Brasil)

12 e 13 de setembro 2018 ‧ SESC Vila Mariana (São Paulo, Brasil)

29 de setembro 2018 ‧ Centro Cultural Vila Flor (Guimarães)

5 de outubro 2018 ‧ Cine-Teatro Louletano (Loulé)