Português / English

mala voadora

Em 2017, a mala voadora é uma companhia de teatro cuja ação, tendo como centro a produção de espetáculos, se estende tentacularmente a um conjunto de atividades de programação que tem lugar sobretudo no antigo armazém que ocupa no centro da cidade do Porto. A mala voadora foi fundada em 2003 por Jorge Andrade (encenador, ator e dramaturgo) e José Capela (cenógrafo e arquiteto), responsáveis pela direção artística, aos quais se juntaram, em 2013, Vânia Rodrigues como coordenadora de gestão e programação, e Joana Costa Santos agora responsável pela direção de produção.

Para além de Portugal, a mala voadora apresentou espetáculos em: Alemanha, Bélgica, Bósnia-Herzegovina, Brasil, Cabo Verde, Escócia, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Grécia, Inglaterra, Líbano e Polónia. Na programação podem referir-se, a título de exemplo, Uma Família Inglesa (um quase-festival em torno dos parceiros ingleses da companhia) e Happy Together (que inclui uma participação no programa do Fórum do Futuro e um call for art, em parceria com a CMP).

A mala voadora é apoiada bienalmente pelo Ministério da Cultura / Direção Geral das Artes, e é estrutura associada d’O Espaço do Tempo e da ZDB.