Português / English

mala voadora

Happy Together . Call For Art

Happy Together . Call For Art 2015

Candidaturas até dia 08 de outubro

A mala voadora está a promover um concurso para intervenções artísticas no seu espaço de programação, no Porto, na Rua do Almada, nº 283. Este call for art é um convite da mala voadora à participação de jovens artistas no programa HAPPY TOGETHER, um programa que reúne, sem preocupações de natureza disciplinar, a especulação teórica e a especulação artística em torno da ideia de felicidade em comum.

Ver mais
Happy Together

Happy Together 2015

7 + 8 novembro . Happy Together programa da mala voadora . mala voadora.porto

Happy Together é um programa concebido pela mala voadora que reúne a especulação teórica e a especulação artística em torno da ideia de “felicidade em comum”. 

Ver mais
HAPPY TOGETHER 2016 . Call for Art

HAPPY TOGETHER 2016 . Call for Art 2016

O programa HAPPY TOGETHER da mala voadora, em colaboração com o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto, está de regresso: a edição deste ano tem uma incidência particular sobre África e conta novamente com um call for art e duas conferências no âmbito do Fórum do Futuro – uma com o fotógrafo Samuel Fosso e a outra, com o cineasta e curador Teddy Goitom.

O call for art ocorre entre os dias 18 de julho e 8 de setembro e pretende dar lugar à seleção de quatro propostas para intervenções artísticas na malavoadora.porto, cada uma com direito a uma bolsa de execução no valor de 1200 euros.

 

Ver mais
projetos vencedores . Call for Art HAPPY TOGETHER 2016

projetos vencedores . Call for Art HAPPY TOGETHER 2016 2016

ANUNCIAMOS hoje os vencedores do Call for Art HAPPY TOGETHER organizado pela mala voadora, em parceria com o Fórum do Futuro/Câmara Municipal do Porto. A inauguração das quatro obras vencedoras do call for art realiza-se na malavoadora.porto, no dia 3 de Novembro, pelas 18.00, e contará com a presença dos dois conferencistas convidados, Samuel Fosso e Teddy Goitom.

 

Ver mais
HAPPY TOGETHER 2016

HAPPY TOGETHER 2016 2016

2-5 novembro . programa HAPPY TOGETHER 2016 . mala voadora + Teatro Rivoli

HAPPY TOGETHER é um programa concebido pela mala voadora que reúne a especulação teórica e a especulação artística em torno da ideia de “felicidade em comum”. A edição de 2016 tem uma incidência particular sobre África e volta a desdobrar-se em dois formatos: a conferência  com dois convidados que contribuem para reinvenção biográfica e cultural de África e a veiculação de uma imagem cosmopolita daquele continente -  e um call for art para a produção de obras (entre as artes visuais e as artes performativas) a apresentar na malavoadora.porto.

Ver mais
HAPPY TOGETHER 3 . Call for Art

HAPPY TOGETHER 3 . Call for Art 2017

4 julho - 3 setembro . call for art HAPPY TOGETHER 3 . em parceria com o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto

A mala voadora lança uma convocatória para a terceira edição de Happy Together. Mais uma vez, esta terceira edição é uma parceria da mala voadora, que prepara para novembro um espetáculo chamado "Amazónia" em torno de questões ecológicas, com o Fórum do Futuro (CMP) que, este ano, tem como tema "Terra Elétrica". Naquilo que parece uma ilustração do que é ser “happy together”, o processo de investigação que a mala voadora tem levado a cabo para "Amazónia" e o tema do Fórum do Futuro convergem num território temático comum.

Ver mais
Projetos vencedores . Call for Art Happy Together 3

Projetos vencedores . Call for Art Happy Together 3 2017

AMAZÔNIA NÃO É UMA FICÇÃO de Tiago Cadete, A AMAZÓNIA É O SÍTIO MAIS TRISTE DO MUNDO de Sónia Baptista com Carolina Campos e Júlia Rocha, e HORTO – UMA FORMA QUE VEM DO TOQUE de Guilherme de Sousa e Pedro Azevedo são as três propostas vencedoras do call for art da 3ª edição do programa Happy Together, promovido pela mala voadora em parceria com o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto.

Ver mais
Happy Together 3 .

Happy Together 3 . "Next Nature: How Technology becomes Nature" 2017

11 novembro (19h) . conferência Next Nature: How Technology becomes Nature com Koert van Mensvoort . no âmbito do Fórum do Futuro . Teatro Rivoli

Pinturas interativas, guloseimas medicinais, carnes feitas em laboratório e o “dente Twitter” são apenas alguns dos produtos que podem chegar às prateleiras no futuro. Koert van Mensvoort projeta produtos especulativos para provocar o debate sobre as implicações das novas tecnologias nas nossas vidas. Sistemas selvagens, surpresas genéticas, máquinas autónomas e belas flores pretas: o nosso ambiente tecnológico tornou-se tão complexo, omnipresente e autónomo que se transforma, ele próprio, em natureza. No entanto, apesar do nosso relacionamento profundamente enraizado com a tecnologia, a maioria de nós ainda desconhece como as novas tecnologias são introduzidas, aceites ou descartadas na nossa sociedade. Koert Van Mensvoort mostrará como a tecnologia se transforma em natureza em sete etapas e o que podem os engenheiros, inventores, designers e empreendedores aprender com isso.

 

Ver mais
Happy Together 3

Happy Together 3 2017

4-11 novembro . programa Happy Together 3 . mala voadora + Teatro Rivoli + Galeria da Biodiversidade

Pelo terceiro ano consecutivo, a mala voadora associa-se ao Fórum do Futuro, duplamente: propondo oradores que integram o leque de conferencistas convidados - o ativista do ​Voluntary Human Extinction Movement​, Les U. Knight e o artista, tecnólogo e filósofo, ​Koert van Mensvoort ​- e organizando um call for art, “Happy Together“, que se debruça sobre o mesmo tema do Fórum. Os vencedores da edição deste ano foram Tiago Cadete, Guilherme Sousa e Pedro Azevedo, e Sónia Baptista, com Carolina
Campos,​ ​Júlia​ ​Rocha​ ​e​ ​Raquel​ ​Melgue. Antecipando a abertura do Fórum, a exposição das obras vencedoras do call for art inaugura no dia 4 de novembro às 21h30 na mala voadora e estará visitável durante todos os dias do Fórum, com entrada livre.

Ver mais
Happy Together 3 .

Happy Together 3 . "Voluntary Human Extinction: Fresh Hope for Planet and People" 2017

10 novembro (19h) . conferência Voluntary Human Extinction: Fresh Hope for Planet and People com Les U. Knight/VHEMT - no âmbito do Fórum do Futuro . Galeria da Biodiversidade (Jardim Botânico)

Todas as sociedades humanas encorajam a procriação, aquilo a que chamamos de "ter filhos". Esta natalidade é o resultado natural da evolução. Ao longo da nossa existência, as sociedades que não incentivaram a procriação foram superadas por aquelas que o fizeram. Embora o crescimento contínuo de seres humanos se tenha tornado uma desvantagem, o nosso condicionamento cultural impede-nos de reconhecer esse facto. Fomos ensinados que criar outros seres humanos é sempre digno de celebração. O acasalamento, a procriação e a parentalidade fazem parte do nosso padrão de vida. Da mesma forma, a ideia de a nossa espécie deixar de existir no futuro é simplesmente impensável, embora pareçamos dispostos a aceitar a extinção de dezenas de milhares de outras espécies. A sua extinção é considerada uma consequência infeliz da nossa expansão nos seus habitats - todos nós temos que viver em algum lugar. Onde quer que vivamos, não há espaço para viverem muitos outros.

 

Ver mais
Amazónia não é uma ficção

Amazónia não é uma ficção 2017

4-11 Novembro . instalação Amazónia não é uma ficção de Tiago Cadete . Happy Together 3/Fórum do Futuro . mala voadora

Amazónia não é uma ficção é sobre a documentação de uma viagem de dez dias à Amazónia que Tiago Cadete fez com a intenção de tirar apenas uma fotografia representativa dessa viagem.

Ver mais
Horto - Uma forma que vem do toque

Horto - Uma forma que vem do toque 2017

4-11 novembro . instalação Horto - Uma forma que vem do toque de Guilherme de Sousa e Pedro Azevedo . Happy Together 3/Fórum do Futuro . mala voadora

Uma instalação que pretende desencadear uma relação entre dois diferentes grupos de pessoas, que parte da troca de afectos entre o Homem e a planta: conceito cientificamente designado por Thigmomorphogenesis (do grego thigmo “toque", morpho "forma", e genesis “origem”).

Ver mais