Português / English

mala voadora

Uma Família Inglesa

Nos seus 12 anos de atividade, a mala voadora teve várias cocriações com artistas britânicos. Os Third Angel e Chris Thorpe ocupam um lugar tão especial que constituem mesmo uma família inglesa. Chegou o momento de os programar na mala voadora.porto. Dois solos, um de Alex Kelly e outro de Chris Thorpe (premiado com um Edinburgh Fringe First Award e considerado um dos melhores espetáculos de teatro de 2014 pela Time Out London); a c-e-n-t-é-s-i-m-a apresentação de What I Heard About the World; o lançamento de um novo livro com textos de Chris Thorpe (o terceiro volume da coleção da mala voadora); o regresso de Your Best Guess ao Porto; e, a fechar, Wet Thatcher, um concerto-performance dos músicos Rui Lima e Sérgio Martins. Depois, festa. É que a mala voadora.porto faz dois anos!

 

Sexta, 27 de novembro

18h – Espetáculo 600 people dos Third Angel

600 people, de Alexander Kelly e da companhia Third Angel, é uma performance que recria uma palestra ao vivo, uma palestra que explora as noções de vida, de inteligência e a possibilidade de sermos os únicos habitantes da nossa galáxia. Kelly questiona o que significa ser inteligente, como a vida é possível e o porquê de não termos estabelecido ainda qualquer contato com formas de vida extraterrestre.

19h – Lançamento do Livro mala voadora + Chris Thorpe

22h – Espetáculo Your Best Guess de mala voadora + Chris Thorpe

Não podemos evitar viver no futuro: planificar atividades, comprar bilhetes de avião para as férias, organizar festas de aniversário, preparar candidaturas, enviar convites, fabricar T-shirts para digressões de bandas, cachecóis para vitórias de equipas de futebol, objetos comemorativos, bolos... – tudo suposições. Quando chegar a altura, as coisas podem acontecer tal como previsto, ou não. A mala voadora e Chris Thorpe juntam-se para falar disto: da imponderabilidade do curso da História, e também de bombas por detonar, cartas de despedida, cidades-fantasma, apostas, amuletos... Vão investir na sua melhor suposição.

 

Sábado, 28 de novembro

18h – Espetáculo Confirmation de Chris Thorpe

 ‘If you pinned me against a wall, I’d probably admit to being a liberal. Of course, pinning me against a wall is exactly what I’d expect from someone like you.’

Confirmation é um espetáculo sobre os golfos intransponíveis das nossas conversas e sobre a nossa tendência para alicerçar o nosso discurso unicamente em evidências que comprovam que estamos certos. Fruto de uma investigação sobre o fenómeno de enviesamento da informação, Confirmation procura estabelecer um diálogo honesto – real e imaginado – com o extremismo político. O espetáculo é escrito e interpretado pelo multipremiado dramaturgo Chris Thorpe (Unlimited, Royal Exchange, Hannah Jane Walker) e encenado por Rachel Chavkin (The Team).

22h – Espetáculo What I Heard About The World de mala voadora + Third Angel

Os sons produzidos por alguém quando está em casa disponíveis num CD. Uma empresa especializada em vender as provas de que se esteve num sítio onde não se esteve. Fatos postos em fotografias de defuntos para aparecerem no jornal. Burros pintados com listas brancas. Carpideiras. Réplicas. Manifestantes para alugar. Operações cirúrgicas para alterar as linhas da mão. Histórias verdadeiras sobre coisas falsas. Uma para cada país, do Afeganistão ao Zimbabué. Construir um mapa de coisas falsas para reconhecer o mundo. Foi a partir de um mapa assim que se fez what I heard about the world. Mas o espectáculo não é esse mapa. Contam-se apenas algumas histórias. Deambula-se pela necessidade de as contar. Numa sala, três narradores, uma girafa, um cacto.

23h30 – Concerto-Performance Wet Thatcher de Rui Lima e Sérgio Martins

Pela noite dentro – Festa do 2º aniversário da malavoadora.porto

Ficha Técnica

programação mala voadora (José Capela, Jorge Andrade e Vânia Rodrigues) . produção Joana Costa Santos . comunicação e apoio à produção Jonathan da Costa e Daniel Pinheiro . direcção técnica Daniel Oliveira . apoio técnico Emanuel Rinaldi . design gráfico Marta Ramos

Programa desenvolvido pela mala voadora com o apoio da Direcão Geral das Artes - Secretário de Estado da Cultura.

A residência artística de Chris Thorpe no Porto foi uma coprodução com o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto e contou com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

Apoio Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Fundação Casa da Música, TNSJ/TeCA

Agenda

Reservas e informações:

Info: reservas@malavoadora.pt

A bilheteira estará em funcionamento nos dias 21, 22, 23 e 24 de novembro das 18h30 às 20h00, na malavoadora.porto, Rua do Almada, 283. Qualquer reserva, se for feita para reservas@malavoadora.pt, terá de ser levantada neste período.

mala voadora.porto

Rua do Almada, 283

Preço por espetáculo: 5 euros | Preço do concerto: 4 euros

 

Sexta, 27 de novembro

18h – Espetáculo ‘600 people’, Third Angel

19h – Lançamento do Livro ‘mala voadora + Chris Thorpe

22h – Espetáculo ‘Your Best Guess’ de mala voadora + Chris Thorpe

Sábado, 28 de novembro

18h – Espetáculo ‘Confirmation’ de Chris Thorpe

22h – Espetáculo ‘What I Heard About The World’ de mala voadora + Third Angel

23h30 – Concerto-Performance ‘Wet Thatcher’ de Rui Lima e Sérgio Martins

Pela noite dentro – Festa do 2º aniversário da malavoadora.porto

Agenda

22 junho - 2 julho . espetáculo Beaumarchais da mala voadora + Pedro Amaral . Teatro Nacional D. Maria II, Lisboa

27 + 28 junho . ensaio aberto + espetáculo Showbusiness . mala voadora

1 (22h) + 2 (18h) julho . espetáculo Longo Curso de Rita Morais . mala voadora