Português / English

mala voadora

Uma Família Inglesa 2018 . History, History, History

17 de fevereiro . 22:00 + 18 de fevereiro . 22:00 . mala voadora

23 de outubro de 1956: começa uma revolução na Hungria. Os húngaros combatem as tropas soviéticas nas ruas, a partir de suas casas e a partir do Corvin Cinema, a sede da revolução. Deborah Pearson “traduz” livremente o filme que estava previsto estrear nesse dia, nesse cinema.

Em History, History, History um momento global colide com uma história privada. Tem como foco um filme cómico-satírico, sobre a equipa de futebol húngara de 1956, em que um vigarista é confundido com o famoso jogador, Ferenc Puskás, e por engano apanhado no meio de uma ditadura decidida a governar o mundo do futebol. Mas, claro, é muito mais do que isso. Tecendo, de forma brilhante, legendas quer reais quer falsas, Deborah ilumina esta comédia subversiva que responde à tirania, abordando a dificuldade da filha de uma diáspora se conectar com a história, restringida pelo tempo, pelas narrativas familiares e pela perda de linguagem. Assim, uma comédia sobre o futebol húngaro de 1956 torna possível contar as histórias de um escritor que perdeu o nome, de um ator que perdeu a voz e de um país que perdeu a revolução.

Ficha Técnica

Deborah Pearson, nascida no Canadá mas a viver no Reino Unido, é uma live-artist e escritora. Os seus trabalhos mais recentes incluem The Filibuster (Somerset House), History, History, History (Bit Teatergarasjen e digressão internacional) e It's All Made Up (The Royal Court). Apresenta frequentemente os seus espetáculos internacionalmente, tendo ganho múltiplos prémios quer como artista quer como curadora. Fez dramaturgia em mais de 20 espetáculos, a nível internacional, muitos dos quais vencedores de prémios, e tem um doutoramento, fundamentalmente prático, em narrativa na performance contemporânea pela Royal Holloway. É também fundadora e codiretora da premiada organização Forest Fringe. É artista associada dos Somerset House Studios e Volcano e artista residente da Live Art Development Agency.

Reserva de Bilhetes