Português / English

mala voadora

uma cidade inteira dentro de uma sala

Pode parecer que um tribunal e uma universidade não cabem numa sala, mas cabem. E ainda cabem também uma discoteca, um banco e um museu de autorretratos. 
Depois de dois anos a olhar para a cidade, a visitá-la, a fotografá-la, a filmá-la, a inventá-la... agora conseguimos trazê-la inteira para dentro da Sala H da mala voadora! Sem problema.

Vitória 283 é um projecto artístico da mala voadora dirigido a crianças da zona histórica do Porto. Acompanhou, ao longo de quase dois anos, um grupo de mais de 35 crianças e jovens da freguesia da Vitória, num exercício estruturado em duas fases: a exploração, com o auxílio de diferentes linguagens artísticas, do percurso urbano entre o Centro Social da Vitória e a mala voadora.porto, no nº 283 da Rua do Almada; e a especulação ficcionada em torno da cidade que se dedicaram a explorar. No dia 10 de Setembro, pelas 18 horas, não faremos uma síntese, porque não cabe dentro de uma sala. Mas vamos abrir as portas e espreitar a cidade.

O projecto Vitória283 foi concebido pela mala voadora para o programa PARTIS - Práticas Artísticas para a Inclusão Social, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian. O projecto assenta numa parceria entre a mala voadora, o Centro Social da Vitória, e a A3S - Associação para o Empreendedorismo Social e Sustentabilidade do Terceiro Sector.