Português / English

mala voadora

Trojan Horse

Da lenda do Cavalo de Tróia da antiguidade clássica ao virtual Trojan Horse contemporâneo, o tema da violação assume diversas tonalidades no feminino. Se o ventre oco do cavalo de madeira carregava o exército grego que no resgate de Helena, esposa de Menelau, destruiria a cidade de Tróia a partir do seu próprio centro nevrálgico; o tráfego virtual esconde muitas vezes malwares, que minetizando a lenda e inúmeros episódios históricos, permite a abertura de um sistema a partir do seu interior, tornando a sua informação vulnerável a invasões externas de outras entidades não autorizadas, na infindável definição e manipulação dos limites. Não me debruçando apenas sobre as vítimas de violação sexual do corpo, TROJAN HORSE explora outras formas de violação física, psíquica e emocional da mulher mas também de invasão da própria cidade enquanto fórum da retorcida engenharia social, entre as quais a invasão de privacidade (do tradicional Stalker ao voyeurismo), os cânones de beleza (do desvio através da operação plástica e a recusa dos parâmetros de beleza dos mass media e da própria tradição), e as crenças, credos, valores e moral (a revelia contra os costumes sociais), entre outros.

Como ode à Mulher, da deusa Vénus à musa Helena, símbolo platónico e passional entre gerações, TROJAN HORSE introduz-nos na motherboard do erotismo no feminino, por entre sentimentos de atracção e repulsa despoletando comportamentos de risco e violência, entre o amor e o ódio, na vertigem carnal e psíquica do sado-masoquismo.

Ficha Técnica

direcção artística, espaço cénico e desenho de luz André Mendes . música original Ghuna X . interpretação Marta Cunha . figurinos André Mendes e Patrícia Sousa . operação tecnica João Teixeira . apoio à criação Fundação Calouste Gulbenkian . parcerias institucionais Companhia Instável/Lugar instável; mala voadora; Ponto Teatro . agradecimentos Cristina Planas Leitão; Emanuel de Sousa

Agenda

27-28 fevereiro 2015 às 21h30 . espectáculo TROJAN HORSE de André Mendes . mala voadora.porto

preço único 5 euros | reservas.malavoadora@gmail.com