Português / English

mala voadora

SHOWBUSINESS

SHOWBUSINESS foi concebido pela companhia de teatro mala voadora para o programa PARTIS – Práticas Artísticas para a Intervenção Social, da Fundação Calouste Gulbenkian.

Juntamos dois parceiros sociais – A Escola de Comércio do Porto e a A3S, especializada em empreendedorismo social e avaliação – para construirmos, juntos, um programa artístico que acompanhasse uma turma do ensino profissional, do 10º ao 12º ano.

Ao longo de 3 anos de trabalho, esse programa artístico serviria para testar, por um lado, as possibilidades da linguagem específica das artes como forma de ampliar os horizontes e as capacidades daquele grupo de jovens particularmente vulnerável; por outro, deveria confrontar-nos com as nossas próprias dúvidas acerca do papel que a arte pode desempenhar no meio de tão complexos e persistentes problemas sociais.

Dito de outra forma: construímos um projecto artístico totalmente votado à experimentação. Tudo é novo: para os jovens, cujas práticas artísticas eram incipientes; para a Escola, que através do projecto analisa as metodologias do seu projecto pedagógico; para a avaliação, que encarou o desafio de capturar os resultados de um projecto desta natureza, e, por último, para nós, que começámos o projecto determinados a não abdicar da exigência e qualidade artísticas e focados em problematizar o que estamos a fazer, e não apenas a fazê-lo.

O projecto está a meio, pelo que entendemos que é um bom momento para testemunhar o processo criativo e medir o pulso à estratégia desenhada.

SHOWBUSINESS é este projecto mas é também um espectáculo. Com direcção artística de Jorge Andrade e encenação de José Nunes, Showbusiness foi concebido e é protagonizado pelos 21 jovens que estudam Técnicas de Vendas. Falam de actividade comercial, necessidade de financiamento, sentido criativo e capacidade negocial. Estão a tentar abrir uma loja. Tentam ter ideias para abrir uma loja, e acabam dentro de um teatro. Está tudo ligado: “Seja como for o teatro continua a ser um negócio. Pode ser um mau negócio mas que é negócio, é.”

 

 

Agenda

Agenda

22 junho - 2 julho . espetáculo Beaumarchais da mala voadora + Pedro Amaral . Teatro Nacional D. Maria II, Lisboa

27 + 28 junho . ensaio aberto + espetáculo Showbusiness . mala voadora

1 (22h) + 2 (18h) julho . espetáculo Longo Curso de Rita Morais . mala voadora