Português / English

mala voadora

Queer Porto 2 . Masterclass New Queer Cinema (com Tom Kalin e Cheryl Dunye)

Dois dos nomes mais emblemáticos do movimento do New Queer Cinema que eclodiu nos EUA em inícios dos anos 1990, Cheryl Dunye e Tom Kalin estão no Queer Porto 2 para falarem não apenas da sua experiência na realização de The Watermelon Woman e Swoon, respetivamente, mas deste importante movimento artístico e da sua experiência nesses anos. A Master Class é também uma oportunidade única para, juntamente com os espectadores do Festival e alunos de cinema, refletir sobre a influência do New Queer Cinema hoje, de como ele transformou o panorama do Cinema Queer, assim como conhecer um pouco melhor o extenso leque de atividade artística dos dois convidados.

Ficha Técnica

Cheryl Dunye, nascida na Libéria, em 1966, é realizadora, produtora, argumentista, editora e atriz. Atualmente, é vice-presidente do Conselho de Realizadores do Queer Cultural Center, faz parte do conselho da Radar Productions e do conselho do Queer Women of Color Media Arts Project. Residente em Oakland, Dunye é professora assistente no Departamento de Cinema da Universidade de São Francisco. 


Tom Kalin, nascido em Chicago, em 1962 é, para além de realizador, argumentista e produtor, ativista na luta pelos direitos dos homossexuais. Abrangendo vídeos experimentais curtos e filmes narrativos de longa duração, o seu trabalho, galardoado e aclamado pela crítica, integra a coleção permanente do Museu Whitney, do Centro Georges Pompidou e do MoMA.