Português / English

mala voadora

Pirandello

Pirandello não é uma encenação de uma peça de Pirandello, nem uma biografia do escritor italiano, autor multifacetado e distinguido com um Prémio Nobel da Literatura em 1934. Contudo, Pirandello é uma biografia: a história de Mattia Pascal, tal como a inventou Pirandello, em 1904, no livro Ele Foi Mattia Pascal. Foi este romance que a mala voadora adaptou para teatro, para fazer um espetáculo chamado Pirandello.

Numa viagem que faz para se afastar temporariamente da vida infeliz que tem, Mattia Pascal ganha uma pequena fortuna num casino e, quando regressa rico, depara-se com o seu próprio funeral. Trata-se naturalmente de um equívoco, mas ele vê ali a oportunidade de começar uma nova vida, num outro lugar, sem compromissos, sem um passado para além daquele que ele próprio inventará – uma vida que vai poder escolher com toda a liberdade. Mas nem tudo corre como ele esperaria: a sua nova vida obriga-o a mentir constantemente. Diz mentira a seguir a mentira. O que é óptimo. Decidimos fazer Pirandello a partir deste romance de Pirandello porque preferimos as não-identidades ao imobilismo das identidades (que, teimamos desde 2003, é contrário à arte) e porque é a mentir que se constroem ficções.

Pirandello, um elogio da ficção, é um laboratório de meta-teatralidade em torno de um texto não-dramático do dramaturgo mais meta-teatral do século XX. Sobrepõe-se, ao abismo ficcional que caracteriza o romance, uma meta-teatralidade que não é aquela que Pirandello usa nos seus próprios textos dramáticos, mas uma outra, inventada a partir da narrativa não-dramática.

Ficha Técnica

direção Jorge Andrade, com assistência de David Cabecinha . a partir de Ele Foi Mattia Pascal / O Falecido Mattia Pascal de Luigi Pirandello . com Anabela Almeida, Custódia Gallego, David Cabecinha, David Pereira Bastos, Jorge Andrade, Marco Paiva, Maria Ana Filipe, Mónica Garnel, Tânia Alves e Joana Costa Santos . cenografia José Capela, com edição de imagem de António MV e José Carlos Duarte . figurinos José Capela . luz João d’Almeida . banda sonora Rui Lima e Sérgio Martins, com a participação de alunos da Escola de Música do Conservatório Nacional . imagem de divulgação António MV, com fotografias de José Carlos Duarte . produção Joana Costa Santos . apoio à produção e comunicação Jonathan da Costa . assessoria gestão/programação Vânia Rodrigues . coprodução Teatro Nacional D. Maria II . apoio Apametal, Escola de Música do Conservatório Nacional, Sociedade Filarmónica Comércio e Indústria da Amadora, Teatro Nacional São João . agradecimentos André Murraças, Jesús Manuel, Joaquina Campos, Kitty Furtado, Marina Almeida, Marta Félix, Tiago Pinhal Costa, Tiago Vieira.


A mala voadora é uma estrutura financiada pelo Governo de Portugal —Ministério da Cultura/Direção-Geral das Artes e associada d'O Espaço do Tempo e da Associação Zé dos Bois

Agenda

3 de junho (21h30) e 4 de junho (19h00) . espetáculo Pirandello da mala voadora . Teatro Municipal do Porto - Rivoli

http://tmporto.bol.pt/Comprar/Bilhetes/37393-pirandello_fitei-teatro_municipal_rivoli/Sessoes