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mala voadora

O Declive e a Inclinação

O sentido do mito de Sísifo oscila entre a futilidade do castigo a que o herói é submetido e o questionamento reiterado da autoridade. Nesta medida, ele permite desenvolver uma crítica às ideias de completude, finalidade e utilidade que governam a ideologia dominante na nossa cultura ocidental, dita democrática e desenvolvida. Dado o seu grau de ambivalência e abertura, o mito permite reformulações que respondam às conjunturas particulares de cada época e cultura, pelo que este projecto explora a ideia de absurdo nele inscrita, partindo do reconhecimento de que vivemos um tempo de racionalismo tecnocrático e de geral mobilização para a produtividade, paradoxalmente ou talvez não, sustentado numa crescente infantilização dos indivíduos. Assim entendido, o mito de Sísifo não é tanto uma oportunidade de afirmar, com Camus, que há uma consciência da agência individual que susbsiste à ausência global de sentido da vida humana, mas constitui antes a matéria simbólica que permite defender a necessidade absoluta da actividade artística no enfrentamento das lógicas economicistas que procuram governar. Pois o exame do mito não revela o herói apenas inscrito na repetição de uma tarefa sem sentido mas dá-nos a ver alguém implicado num infindável processo de tentativa e falhanço. De certo modo, este compromisso com um conjunto de instruções e regras tende para a experiência da exaustão e para o aparecimento de formas singulares da subjectividade, ganhando a dimensão de um potencial libelo à resistência. Trata-se, portanto, de um retrato de dispêndio gratuito e de excesso desnecessário que poderia muito bem ser o do artista enquanto jovem.

No âmbito do processo de pesquisa e criação do espectáculo realizou-se uma acção de formação destinada a estudantes e profissionais das artes, sobre práticas e procedimentos performativos que lidam com o despropósito, a inutilidade e o dispêncio. Além disso, o projecto prevê a publicação de uma edição de autor da partitura e do texto do espectáculo, num volume compreendendo imagens originais e um exercício crítico de José Miranda Justo em torno da temática do absurdo tal como é explorada nesta proposta.

Ficha Técnica

criação e interpretação Alexandre Pieroni Calado, João Ferro Martins . voz off Imogen Watson . música João Ferro Martins . arranjo no tema «Poeira» Filipe Raposo .  texto do programa José Miranda Justo . direção técnica André Calado . produção executiva e comunicação Marta Rema . residência artística O Lugar do Meio, Condeixa; Hangar, Lisboa, malavoadora.porto . financiamento Câmara Municipal de Almada, Fundação Calouste Gulbenkian . apoio O Lugar do Meio, Hangar - Centro de Investigação Artística, mala voadora, Rua das Gaivotas 6 . classificação etária M12 . duração aproximada 70 min

Agenda

Agenda

22 junho - 2 julho . espetáculo Beaumarchais da mala voadora + Pedro Amaral . Teatro Nacional D. Maria II, Lisboa

27 + 28 junho . ensaio aberto + espetáculo Showbusiness . mala voadora

1 (22h) + 2 (18h) julho . espetáculo Longo Curso de Rita Morais . mala voadora