Português / English

mala voadora

Happy Together 3 . "Voluntary Human Extinction: Fresh Hope for Planet and People"

Voluntary Human Extinction: Fresh Hope for Planet and People com Les U. Knight/VHEMT 

(com moderação de Vânia Rodrigues/mala voadora)

Todas as sociedades humanas encorajam a procriação, aquilo a que chamamos de "ter filhos". Esta natalidade é o resultado natural da evolução. Ao longo da nossa existência, as sociedades que não incentivaram a procriação foram superadas por aquelas que o fizeram. Embora o crescimento contínuo de seres humanos se tenha tornado uma desvantagem, o nosso condicionamento cultural impede-nos de reconhecer esse facto. Fomos ensinados que criar outros seres humanos é sempre digno de celebração. O acasalamento, a procriação e a parentalidade fazem parte do nosso padrão de vida. 

Da mesma forma, a ideia de a nossa espécie deixar de existir no futuro é simplesmente impensável, embora pareçamos dispostos a aceitar a extinção de dezenas de milhares de outras espécies. A sua extinção é considerada uma consequência infeliz da nossa expansão nos seus habitats - todos nós temos que viver em algum lugar. Onde quer que vivamos, não há espaço para viverem muitos outros.

 

Les U. Knight

Les Knight vive em Portland, Oregon, onde é professor do ensino público. Les obteve o diploma em Educação pela Western Oregon University em 1974 e, nos últimos 40 anos,  deu aulas a estudantes de diferentes níveis de escolaridade.

Envolveu-se em questões ambientais na universidade, tendo chegado a conclusão de que evitar a procriação é a forma mais eficaz para que os indivíduos possam proteger a biosfera e a humanidade. Para Les, ficou evidente que a criação intencional de mais seres humanos por qualquer pessoa em qualquer lugar não pode ser justificada.

Nesse sentido, sintetizou essa crescente consciencialização no Movimento para Extinção Humana Voluntária/Voluntary Human Extinction Movement, e tem promovido o conceito na imprensa, rádio e televisão, em conferências ambientais e num site traduzido em várias línguas.



Agenda

10 novembro (19h) . conferência Voluntary Human Extinction: Fresh Hope for Planet and People com Les U. Knight/VHEMT - no âmbito do Fórum do Futuro . Galeria da Biodiversidade (Jardim Botânico)