Português / English

mala voadora

ELAH - estudo para um colectivo de organismos

"Em ELAH queremos despir-nos do grande plástico e guardar a coreografia dos corpos que este tapava. Re-interpretar a mesma partitura de acções de cooperação, com a relação temporal específica de sincronia e eficácia, retirando-lhe, no entanto, o objecto que os unia e que lhes dava sentido em HALE.

A descontextualização dos gestos que cada um desempenhava na peça anterior oferece-nos uma nova perspectiva de investigação do movimento: o nosso corpo como matéria/material, exploração de tarefas de grupo que formem diferentes constelações, um corpo de baile, uma manada de animais, um corpo só... manter-se-á ainda a sensação de que o colectivo de corpos coopera para atingir um propósito oculto?

Abrindo novos horizontes à sua finalidade e consequentemente às leituras que originará, procuraremos que esse propósito - tarefa, plano, destino, objectivo, intenção, tenção, alvo ou maneira de estar - se revele.

Podendo ELAH tomar formas mais abstractas ou mais concretas, acreditamos que o processo nos trará a bordo uma fisicalidade peculiar que vive entre o operário e o animalesco. Em contraste com o nosso processo anterior, onde todo o material coreográfico surgiu da matéria plástica que decidimos explorar, nesta viagem queremos ainda apostar no som como um performer relevante para delinear espaços cénicos e como possível meio de interacção com o público.

Na nossa forma colectiva de trabalhar é extremamente importante termos tempo para construir e viver intensamente um universo comum. Os processos são estimulados pelas nossas linguagens e áreas de trabalho artístico distinto e pelas nossas diferentes nacionalidades, que se cruzam de forma surpreendente e cúmplice ao concretizar desejos cénicos comuns. Queremos respeitar o tempo que os materiais tomam a ganhar corpo e avançaremos ao ritmo da nossa respiração colectiva."

Ficha Técnica

THIS TAKES TIME é um colectivo internacional de cinco bailarinos e coreógrafos de Portugal, Espanha, França e Polónia. Helena, Inês, Filipe, Matthieu e Aleksandra encontraram-se em 2012 durante a sua formação no Fórum Dança PEPCC - Programa de Estudo, Pesquisa e Criação Coreográfica, em Lisboa.

Agenda

5 - 17 de dezembro . residência ELAH - estudo para um colectivo de organismos de THIS TAKES TIME . mala voadora