Português / English

mala voadora

Dois por Dois . programa de residências internacionais

Dois por Dois é o programa de residências internacionais da mala voadora com o apoio do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto.

Por que 'dois por dois'? Porque este programa utiliza os dois estúdios da mala voadora para receber dois artistas ou curadores – um oriundo das artes performativas e outro de uma área artística diferente – que possam beneficiar do período de residência, desde que a mala voadora seja o espaço adequado para o trabalho envolvido.

Todos os anos, convidaremos 3 organizações parceiras para nos ajudarem a selecionar artistas que possam estar interessados nesta oportunidade de residência. Por que decidimos trazer outras organizações a bordo, em vez de simplesmente escolhermos ou fazermos uma convocatória aberta ou qualquer outro tipo de procedimento de candidatura? Em primeiro lugar, queríamos evitar as armadilhas que reconhecemos no modelo de “candidatura", como as dificuldades na organização de um processo de inscrição justo para artistas que trabalham em diferentes cantos do mundo, com diferentes níveis de acesso à informação, etc. Ou a necessidade de lidar com uma enorme quantidade de informações para uma estrutura artística tão pequena e com recursos muito limitados como a nossa. Mas, acima de tudo, queríamos que esta fosse uma oportunidade para nos envolvermos em discussões com pessoas que conhecem o nosso trabalho, em quem confiamos e que, eventualmente, nos possam surpreender mais do que uma convocatória aberta para artistas. Estamos confiantes de que confiar nessas pessoas/organizações pode trazer propostas mais interessantes do que todos os problemas de organizar um processo de seleção "transparente". Preferimos sujar as nossas mãos com as discussões e decisões. Esta opção está em consonância com o tipo de programa que pretendemos criar também: criar uma oportunidade de trabalho e pesquisa para os artistas que não encontraríamos de outra forma, permitindo-lhes desenvolver o seu trabalho com a máxima liberdade (sem tema anual, sem obrigatoriedade de apresentação de resultados no final).

 

Agenda

16 agosto - 16 outubro 2017 . residência de Greg Wohead . mala voadora