Português / English

mala voadora

Conversa com João Ribas, Delfim Sardo e Jonathan Uliel Saldanha

No dia 10 de junho, a mala voadora acolhe, pela primeira vez, um encontro do programa AICA, a propósito da exposição Afásia Tática de Jonathan Uliel Saldanha na Culturgest Porto. 

O projeto Afasia Tática, concebido por Jonathan Uliel Saldanha para o espaço da Culturgest Porto, parte de um filme, ainda em processo de finalização, que é decomposto em quatro ecrãs. O libreto fundamental presente neste filme foi desenhado para a peça Sancta Viscera Tua, apresentada em duas igrejas em Portugal por altura da quaresma, a convite do pároco da Sé do Porto, de forma a construir uma cerimónia participativa e aberta a todos, que incluísse canto coletivo, gesto e luz.

No âmbito de uma parceria com a Culturgest, a mala voadora acolhe os encontros do programa Ambulatório AICA  (Associação Internacional de Críticos de Arte) no Porto. Trata-se de um conjunto de encontros e conversas entre críticos, curadores e artistas em torno das exposições da Culturgest no Porto e em Lisboa. A tipologia informal destas conversas abertas ao público pretende trazer para a discussão temáticas suscitadas pelas exposições, alargando o seu âmbito através do diálogo entre perspetivas diversas e, por vezes, contraditórias.