Português / English

mala voadora

A Manual on Work and Happiness . Call for Workshop/Call for Lazyshop

A MANUAL ON WORK AND HAPPINESS é um projeto europeu coordenado pela Artemrede, com direção artística da mala voadora e com a colaboração do dramaturgo catalão Pablo Gisbert. Estamos a lançar um call for workshop / call for lazyshop para selecionar duas atividades a integrar o primeiro evento deste projeto: o seminário internacional sobre trabalho e felicidade, a ter lugar nos dias 14 e 15 de julho de 2017 no âmbito do festival Pergine Spettacolo Aperto (Itália). As propostas de workshop ou lazyshop podem ser submetidas através do site http://amanualonworkandhappiness.eu/international-seminar/ até 16 de abril de 2017. 

 

Os artistas europeus são convidados a desenvolver dois tipos de atividades (Workshops e Lazyshops) que se debrucem, respetivamente, sobre práticas de trabalho e não-trabalho. Esta convocatória, que na plataforma é designada por call for workshops / call for lazyshops, é uma oportunidade para artistas, agentes culturais e investigadores de vários campos artísticos desenvolverem atividades de pesquisa ou formação enquanto testam novas metodologias criativas sobre estes tópicos.

 

É-se mais feliz a trabalhar ou a não trabalhar? Será o trabalho ou a preguiça a solução para sermos felizes? Qual é o futuro do trabalho face à robotização do mundo? O que podemos aprender com a maneira de trabalhar dos artistas e o que dizem eles sobre trabalho no seu trabalho?

Estas são as perguntas fundamentais de A MANUAL ON WORK AND HAPPINESS. Como é de um manual que se trata, a mala voadora vai conceber um espetáculo que pode ser realizado em qualquer parte do mundo seguindo um guião de instruções e, tal como num manual, vamos explicitar todos os passos para se ser feliz a trabalhar.

Resolver o mundo não vai ser uma tarefa fácil. Vamos começar por ouvir especialistas e, para isso, vamos reunir-nos com eles nos dias 14 e 15 de julho, num Seminário Internacional em Pergine, no âmbito do festival de artes performativas Spettaccolo Aperto. Haverá palestras, duelos à volta da mesa, um workshop e, para manter as coisas equilibradas e o futuro em aberto, um lazyshop.

Depois do Seminário Internacional é o ponto de partida do projeto A MANUAL ON WORK AND HAPPINESS, após o qual se seguirão (até julho de 2018):

 

residência de escrita do Manual

com a mala voadora (Portugal) e o escritor Pablo Gisbert (Espanha)

L'Arboreto (Itália)

Agosto de 2017

 

Southern Coalition

sessões de trabalho para agentes culturais

Montijo (Portugal), Patras (Grécia), Pergine (Itália), Mondaino (Itália)

Outubro – Novembro de 2017

 

residências e espetáculos (Manual)

com mala voadora (Portugal), envolvendo o público local

Montijo (Portugal), Patras (Grécia), Pergine (Itália), Mondaino (Itália)

Entre janeiro e julho de 2018

 

A MANUAL ON WORK AND HAPPINESS é coordenado pela Artemrede (Portugal), juntamente com os parceiros Pergine Spettacolo Aperto Festival (Itália), L'Arboreto (Itália) e o Teatro Municipal e Regional de Patras (Grécia), e é cofinanciado pelo programa Creative Europe da União Europeia.